Centro de Referência LGBT+ Thina Rodrigues promove evento literário e palestra sobre prevenção ao HIV

18 de abril de 2022 - 09:43 # # # # #

Com o intuito de discutir saúde, vivências e problemáticas da população LGBT+, a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) promove, na próxima quarta-feira (20), a palestra PrEP para a juventude LGBT+ de Fortaleza e a leitura compartilhada sobre o livro “Quando a maré encher”. A programação acontece no auditório do Centro Estadual de Referência LGBT+ Thina Rodrigues (Rua Valdetário Mota, 970 – Papicu), a partir das 14h.

“Estamos aproveitando a estrutura do nosso Centro de Referência LGBT+ para também ser um espaço de convivência, com oferta de informações interessantes, cultura e lazer. Não vamos nos limitar a ser apenas um lugar para tratar de violência. Vamos também falar sobre outros temas que nos interessam, com a leveza que pudermos levar para as pessoas em tempos tão difíceis”, ressalta a coordenadora do Centro, Silvinha Cavalleire.

O evento será aberto com a discussão sobre a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ao vírus HIV, por meio de uma palestra voltada para jovens atendidos pela Rede Cuca e coletivos de juventude em Fortaleza. O momento é organizado pela Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para LGBT em parceria com os alunos Daniel Figueirêdo, Jucá Neto e Miguel Desidério, do Curso de Medicina e da Liga de Farmacologia da Unichristus.

Entre as questões abordadas na palestra estarão o avanço da ciência para prevenir casos de contaminação pelo vírus HIV, com espaço para debates e questionamentos. A previsão é que, a partir de maio, as palestras sejam realizadas quinzenalmente, em Fortaleza, e também em municípios do interior do Estado. Mais informações podem ser solicitadas pelo número (85) 98993-3884 ou pelo e-mail cerlgbt@sps.ce.gov.br.

“O Centro de Referência é um equipamento de portas abertas para receber todas, todos e todes que tenham interesse em conhecer a dinâmica e o funcionamento da equipe multidisciplinar”, destaca o coordenador de Políticas Públicas para LGBT da SPS, Narciso Júnior. “É um equipamento que busca levar informação, debate, e escutar, inclusive, os anseios da população LGBT+ da localidade”, conclui.

Leitura compartilhada

Na sequência, às 18h, acontece uma leitura compartilhada do livro “Quando a Maré Encher”. A coletânea reúne vinte contos de nove escritoras com perspectivas e vozes diversas sobre temas como laços familiares, memórias de infância, violência de gênero, desigualdade social, sonhos, amores e perdas.

A coordenadora do Centro, Silvinha Cavalleire, explica que a escolha do livro se deu após o seu lançamento, em março, em Fortaleza e em Pentecoste. “A obra chama atenção por ser protagonizada por mulheres lésbicas e bissexuais: as autoras dos diversos contos e crônicas; as organizadoras; as envolvidas no processo editorial”, pontua.

O evento contará, ainda, com bate-papo com as escritoras-organizadoras da obra, Beatriz França e Yvonne Miller. “Essas mulheres trarão, do seu lugar de fala, questões sobre relacionamento íntimo e de afeto, preconceito na família, resistência e superação das mulheres. Muitas histórias acontecem em Fortaleza, e passam uma ideia de movimento semelhante ao de uma maré em crescimento. Por isso, o título do livro é tão bacana e representa tão bem essas mulheres”, completa Silvinha. A mediação será realizada pela escritora e ativista do protagonismo feminino na literatura, Andréa Agnus.

Palestra sobre PrEP para a juventude LGBT+ de Fortaleza
Onde: CERLGBT+ Thina Rodrigues (Rua Valdetário Mota, 970 – Papicu)
Quando: dia 20 de abril, às 14h

Leitura compartilhada e bate-papo com Beatriz França e Yvonne Miller