Formação com Creas marca ação de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

18 de maio de 2022 - 10:32 # # # # #

A Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) lança, às 8 horas, da próxima quinta-feira, 19, no Auditório, a Campanha Estadual de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O encontro terá a presença da titular da Pasta, Onélia Santana, e de secretários municipais e técnicos de Assistência Social, e coordenadores dos Creas. Na pauta, apresentação do Observatório de Indicadores Sociais (Oi Sol), ferramenta desenvolvida pela SPS para cadastro e acompanhamento dos indicadores sociais e violações de direitos humanos no Ceará.

“Nosso objetivo é apresentar o Oi Sol como uma ferramenta de trabalho também para os Creas. É a possibilidade de estabelecermos um fluxo de comunicação online, com informações confiáveis, detalhadas e, o mais importante, com todo o respeito à vítima”, pontua a secretária Onélia Santana.

Além da apresentação do Oi Sol, pelo coordenador do Observatório, Humberto Bezerra; o promotor de Justiça Jucelino Oliveira Soares apresentará o projeto Previne, e o promotor do Ministério Público do Trabalho do Ceará, Antônio de Oliveira Lima, abordará a relação entre exploração sexual e trabalho infantil.

A SPS, por meio da Célula de Atenção à Média Complexidade, assessora e monitora os 184 municípios cearenses e os 114 Creas municipais e os dois Regionais de Fortaleza e Barbalha, com capacitação técnica e formação de equipes, para acompanhamento e garantias de direitos sociais das famílias.

Em 2021, o Oi Sol cadastrou 1.441 denúncias de violações de direitos contra crianças e adolescentes no Ceará, sendo 451 de negligências, 426 de violência física e 209 de violência sexual, entre as mais relatadas.

Serviço

Lançamento da Campanha Estadual de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Data: 19 de maio, às 8h
Local: Auditório da SPS (Rua Soriano Albuquerque, 230 – Joaquim Távora)