Governo do Ceará realiza programação com serviços e homenagem às mães no Parque Dom Aloísio Lorscheider

23 de maio de 2022 - 08:48 # # # # # #

Ascom Casa Civil
Texto:
Larissa Falcão

Manhã deste sábado foi marcada por diversão e cidadania para as famílias

A comerciante Ziula Sena Maciel, 69, chegou bem cedo, na manhã deste sábado (21), ao Parque Dom Aloísio Lorscheider, em Fortaleza. Ela estava ansiosa para aproveitar toda a programação especial preparada pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS). A governadora Izolda Cela e a titular da SPS, Onélia Santana, participaram do evento, acompanhadas de outras autoridades.

“Tá uma benção esse Parque, tão bonito. Eu venho todo dia acompanhar meu neto no Esporte Superação, e aproveito tudo. Hoje, já vi minha pressão, e agora vou cortar o cabelo. Se der tempo, farei minhas unhas”, sorriu Ziula.

Na ação, que também homenageou as mães e avós das crianças e jovens atendidos pelo Programa Esporte Superação, foram ofertados serviços de beleza, com tratamento e corte de unhas, sobrancelhas e cabelo, além de atendimentos de enfermagem e aulas de zumba e dança. Muita diversão para as crianças e oportunidades de capacitação para as famílias.

“Eu acho uma das cenas mais bonitas a ocupação da cidade. Lembrando que esse Parque é no espaço onde foi o antigo IPPOO [Instituto Penal Professor Olavo Oliveira I], de muralhas fechadas e pesadas, que se transformou nesse espaço bonito, de arte, esporte e convivência para as famílias, crianças e jovens. Isso é o que a cidade precisa”, destacou Izolda Cela.

O Parque Dom Aloísio Lorscheider recebe as atividades do Esporte Superação, do Governo do Ceará, que promove socialização, integração e a superação de desigualdades sociais, a partir do esporte e lazer e da integração familiar e comunitária.

Uma ação muito importante para o desenvolvimento de Pedro Oliveira, de 7 anos, que de segunda a sexta joga futebol ao lado dos amigos. “Eu inscrevi o Pedro [no Esporte Superação] desde que começou no Parque. Ele adora, quer estar aqui sempre”, disse Rafaela Oliveira, 32, mãe do Pedro.

Oportunidades

A manhã também marcou o lançamento de mais de mil vagas para cursos de qualificação profissional na rede CITs, com duas turmas já com inscrições abertas para o Parque, tendo 20 vagas cada: uma de maquiagem e a outra para cabeleireiro masculino (barbeiro), no local. Além dos cursos, a SPS vai lançar mais 360 vagas para oficinas de aperfeiçoamento nos CITs.

“Hoje, é o lançamento de mais de mil vagas que serão ofertadas aqui no Parque Dom Aloísio e também no CITs José Walter. Estão abertas 40 vagas de imediato. O restante das turmas serão articuladas com a comunidade, com diálogo para entender os cursos que a comunidade gostaria de fazer. Até o fim do ano chegaremos a mil vagas. Cada profissional que vai terminar esse curso ganhará um kit para começar seu primeiro trabalho”, afirmou Onélia Santana, explicando que a ação faz parte do Criando Oportunidades, da SPS.

O Caminhão do Cidadão também esteve no local realizando emissão da 1ª e 2ª vias da Carteira de Identidade (RG), do CPF e da Certidão de Antecedentes Criminais, e orientações sobre Seguro Desemprego e Carteira do Trabalho e Proteção Social (CTPS digital).

Carlos Henrique Lopes, 20, não deixou a oportunidade passar. “Meu tio me avisou ontem. Aproveitei que é perto de casa para solicitar a segunda via do meu RG”, contou.

A boa convivência com o meio ambiente também foi destaque na programação. Os jovens do Programa Agente Jovem Ambiental (AJA), da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema), realizaram ação educativa para conscientizar a população sobre coleta seletiva. Mudas de plantas nativas também foram doadas aos moradores. O AJA beneficia 10 mil jovens em todo o Ceará.

Alegria no coração do Itaperi

Inaugurado em março deste ano, o Parque Dom Aloísio Lorscheider foi construído onde funcionou o antigo Instituto Penal Professor Olavo Oliveira I. O equipamento é gerido pela SPS.

O espaço possui 27 mil m², contando com areninha, brinquedopraça, academia ao ar livre, rampa de skate, quadras poliesportivas, incluindo quadra de areia para praticas de esportes como beach tennis, além de anfiteatro, quiosques e biblioteca.