Boccia: Nova modalidade paradesportiva é oferecida pelo Cepid

30 de maio de 2022 - 14:21 # # # # # #

Ascom SPS
Texto:
Rafaela Leite

Agora, as atividades estão disponíveis para pessoas a partir de 14 anos

“Através do esporte eu pude dizer ‘eu sou capaz’. Isso aí foi um crescimento para mim, físico, espiritual, mental”, relata a paratleta de natação, Teresa Nelma. Aos 55 anos, ela dá um novo passo em sua carreira esportiva, durante sua primeira aula de Boccia, nova modalidade oferecida pelo Centro de Profissionalização Inclusiva para a Pessoa com Deficiência (Cepid), equipamento da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).

Teresa tem poliomelite desde os três anos de idade, e conta que só começou a praticar esportes através do Centro. “Eu frequento o Cepid há sete anos e já passei por todas as modalidades, faço tudo quanto é de curso. Esse espaço é vital, é um local de mudança, esperança”, completa. “Estou gostando do Boccia porque está se adaptando às minhas necessidades, à minha força, à minha condição física. Eu já tentei aqui tênis, mas é muito rápido e eu não tenho essa agilidade e aqui eu estou me encontrando”.

A atividade, realizada em parceria com a Associação D’Eficiência Superando Limites (Adesul), está sendo ofertada duas vezes por semana, para pessoas com deficiência motora, a partir dos 14 anos. “O intuito é criar uma oferta de serviços maior para a população, porque para a pessoa com deficiência, a oferta de paradesporto ainda é pequena na cidade”, explica o gerente de Formação Profissional e Esporte do Cepid, Adriano Pordeus. “Antes, as modalidades tinham como idade mínima os 16 anos, e à medida que diminuímos para 14 anos, estamos ampliando a oferta, principalmente para a população em situação de vulnerabilidade social”, completa.

Além do Boccia, também são ofertadas aulas de basquete em cadeira de rodas, natação, tênis de mesa e handebol. Regina Tahim, coordenadora do Cepid, ressalta que o Centro é totalmente adaptado. “Esse espaço é exclusivo para pessoas com deficiência. O prédio foi construído dentro do conceito de acessibilidade, para essa pessoa com deficiência se sentir mais à vontade”, pontua. “Nós somos um espaço único no Estado do Ceará. Com relação ao esporte, por exemplo, o treinador tem que ter habilidade com esse público, dois dos treinadores já trabalham com a seleção brasileira paralímpica, já tem essa expertise”, completa.

A titular da SPS, Onélia Santana, aponta que as atividades físicas funcionam como um momento de integração, com benefícios psicomotores e emocionais. “As atividades são importantes porque eles saem de casa, se exercitam, socializam. Eles veem outro sentido na vida. Além disso, o esporte também funciona como uma porta de entrada para os cursos que o Cepid oferece. Com isso, as pessoas com deficiência conseguem se ver na sociedade, conseguem ser inseridas sem muitos entraves, sem muitos traumas e com uma sensação de pertencimento muito maior”, observa.

Nova modalidade

O boccia é um esporte com bola de precisão, disputado em nível local, nacional e internacional, por atletas com deficiências físicas que afetam as habilidades motoras. A modalidade é praticada num espaço interior, de precisão, em que são lançadas bolas, seis de cor azul e seis de cor vermelha, com o objetivo de as colocar o mais perto possível de uma bola branca chamada “bola-alvo”. É permitido o uso das mãos, dos pés ou de instrumentos de auxílio (calha/rampa) para atletas com grande comprometimento motor.

Com olhar atento, Lucas Lima (24) segura a bola vermelha. O pulso simula o movimento e pega o impulso, seguido pela comemoração. Ele está na segunda semana de treinos e já observa os benefícios da modalidade. “Vem me ajudando a ter mais equilíbrio e a melhorar o meu controle”, afirma ele, que possui paralisia cerebral desde o nascimento. Outro ponto que destaca é a convivência com os colegas, com quem compartilha a vivência duas vezes por semana. “Quero competir, investir nessa nova modalidade”, reitera.

Adriano Pordeus, gerente de Formação Profissional e Esporte, explica que os treinos, realizados no espaço, são de alto rendimento. “Todas as nossas atividades esportivas são paralímpicas. O fato do atleta estar treinando aqui, ele tem a possibilidade, dependendo do seu desenvolvimento e rendimento, de disputar um paraplam ou poder disputar uma paralimpíada, que foi o que já aconteceu com alguns alunos nossos. Aqui a gente tem várias pessoas que têm medalhas no circuito Norte-Nordeste, tem atletas que possuem medalhas internacionais”, ressalta.

As inscrições para o Boccia podem ser realizadas presencialmente, no Centro (Rua Senador Robert Kennedy, 128, Barra do Ceará. Mais informações pelos telefones (85) 3101.2653 ou 3101.2654 ou pelo e-mail centrodeprofissionalizacao@gmail.com

O Cepid tem três áreas de atuação: capacitação, inserção no mercado de trabalho e esporte. Além das atividades de desporto, o Centro oferece também hidroginástica, mais acessível para a terceira idade.

Serviço

Boccia no Cepid para pessoas a partir de 14 anos
Rua Senador Robert Kennedy, 128, Barra do Ceará
Telefone: (85) 3101.2653 ou 3101.2654
E-mail: centrodeprofissionalizacao@gmail.com.