Projeto Acolher atende população em situação de rua na Praça do Ferreira

10 de junho de 2022 - 18:00 # # #

A Praça do Ferreira recebeu a terceira ação do Acolher, projeto de acompanhamento da população em situação de rua desenvolvido pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos. Na ação, uma equipe de abordagem coordenada pela Secretaria Executiva de Política sobre Drogas aborda a população em situação de rua e identifica em que serviços e programas do Governo do Estado e Prefeitura de Fortaleza essas pessoas podem ser inseridas. A ação tem como parceiros, além da Prefeitura, os conselhos tutelares e a Defensoria Pública.

Na ação, é feita a emissão de documentação de quem não possui os documentos básicos, atualização do ciclo de vacinas, e inscrição nos cursos de qualificação profissional da SPS. Também é realizado um diagnóstico daquele território. “Foi a partir do diagnóstico que identificamos, por exemplo, que oito crianças não estavam matriculadas na rede pública de ensino. Estabelecemos um fluxo com a Secretaria Municipal de Educação para que ela tenha acesso aos dados dessa criança e já faça os encaminhamentos necessários. Isso é o que pretendemos fazer com todos os órgãos à medida que surjam as demandas”, pontua a titular da SPS, Onélia Santana.

Na Praça do Ferreira, Israel Nascimento (21) aproveitou os serviços ofertados e trouxe o pequeno Judson (4) para juntos cortarem os cabelos. “Esses serviços nos ajudam muito, morando na rua nem sempre temos dinheiro para esses cuidados e aqui é tudo de graça”, conta animado, Israel, que tem outros dois filhos e atualmente vende balas na praça do Ferreira para sustentar a família.

A secretária executiva de Políticas sobre Drogas, Rejane Sales, destaca que há um calendário já programado para as próximas semanas e ressalta a importância da devolutiva dos atendimentos. “Na semana seguinte ao atendimento, analisamos cada demanda e iniciamos os retornos à população. É isso que trará os bons resultados”, observa.

Dionatan Gomes também vive em situação de rua e quando soube do mutirão de serviços aproveitou para tirar a 2 via do RG. “Foi muito bom tirar meu documento aqui mesmo na praça. Antes ficava para cima e para baixo com minha certidão de nascimento que era a única identificação que eu tinha e agora vou ter de novo minha identidade em mãos graças a esta ação”, agradeceu Dionatan, que tem como única renda a venda de água na praia.

Hilda Maia, educadora social do Ponte de Encontro, da Prefeitura de Fortaleza, destacou a ação de articulação com as mães em situação de rua. O projeto é executado pela Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, parceira do Acolher.

Nas duas semanas anteriores, 66 famílias foram abordadas. As próximas ações serão realizadas no Parque Bisão, na avenida Beira Mar, e na Praça da Estação, no Centro de Fortaleza, nos dias 17 e 24, respectivamente.

Há um diálogo permanente da SPS com todos os órgãos envolvidos, no sentido de que haja monitoramento e avanço nas respostas às famílias já atendidas.