SPS, Senac e Casa do Migrante celebram parceria para capacitação de refugiados no Ceará

29 de junho de 2022 - 16:15

Refugiados de guerras, de conflitos armados, perseguições religiosas, situação de miséria ou desalento, que chegam ao Ceará, terão novas oportunidades de qualificação profissional e melhores perspectivas de socialização e fusão cultural. Na Semana Estadual do Migrante e do Refugiado no Ceará, a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-CE) e o Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM) assinaram Termo de Colaboração Técnica para capacitação profissional e inserção de migrantes no mercado de trabalho. A ação celebra o Dia Nacional do Migrante, comemorado em 25 de junho.

O convênio busca promover o desenvolvimento de competências profissionais à população de migrantes estrangeiros e refugiados, residentes nos municípios cearenses. Serão ofertadas 146 vagas nos cursos de Costureiro, Salgadeiro, Recepcionista, Assistente Administrativo e Recepcionista em Meios de Hospedagem, com carga horária de 160 horas. O Projeto contempla, também, cursos de 20 horas, sobre Empreendedorismo, subsidiando os participantes com conhecimentos sobre as áreas administrativa, financeira e mercadológica, possibilitando abertura e efetivação do próprio negócio.

Cidadania

Os cursos compõem as ações do Programa Estadual de Atenção ao Migrante, Refugiado e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, coordenado pela SPS. “O programa acolhe os migrantes, atende demandas de regularização documental, em parceria com a Polícia Federal, proporciona emissão do CPF, do cartão do SUS e da Carteira do Trabalho e Previdência Social (CTPS), dentre outros documentos. Faz encaminhamentos à rede de serviços sociais, CRAS e CREAS; de saúde; de educação às crianças refugiadas e ao mercado de trabalho, com apoio do Sine-IDT”, detalha o imigrante Basco, do Norte da Espanha, e atual supervisor do Programa no Ceará, Arkaitz Pascual Martín.

As turmas serão formadas conforme a manifestação de interesse das pessoas contatadas, com renda familiar, per capita, de até dois salários-mínimos e que não estejam matriculadas como pagante ou bolsista em qualquer curso, no mesmo período, no Senac Ceará. “O Senac preza pelo compromisso de transformar vidas, através da educação profissional. Que possamos contribuir, efetivamente, com a integração social e econômica dos migrantes que estarão conosco”, declara a coordenadora de Projetos do Senac/CE, Geysa Câncio.

Para formação dos grupos, estão sendo contatadas famílias que já passaram pelo acolhimento na entidade, e as atendidas pela Pastoral dos Migrantes do Ceará e pelo Programa Estadual de Atenção ao Migrante, Refugiado e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, da SPS. “Essa parceria com a SPS e o Senac vem ao encontro dos principais objetivos do nosso trabalho de proporcionar ao público migrante e refugiado a assistência necessária para que se tornem autossuficientes e gerem novas perspectivas de vida digna e cidadã”, acrescenta a coordenadora da Casa dos Migrantes de Fortaleza, Mirella Torres de Morais.

Serviço: O atendimento é realizado, de formas presencial e on-line, pelo Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP), Posto Avançado e Atendimento Humanizado ao Migrante (PAAHM), pelos telefones (85) 3454 2199 e (85) 9.9666 3235, ou pelo Programa Estadual de Atenção ao Migrante Refugiado (85) 9 8644 9482.