Casa da Criança e do Adolescente realizou mais de três mil atendimentos em quatro meses de funcionamento

16 de novembro de 2022 - 10:27 # # # #

A Casa da Criança e do Adolescente atua com serviços especializados e multidisciplinares voltados para o atendimento aos menores que tenham testemunhado ou que estejam em situação de violência. O equipamento, coordenado pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), iniciou suas atividades no mês de julho deste ano e, realizou, nos últimos quatro meses, 3.195 atendimentos, cumprindo o desafio de integrar os serviços do Tribunal de Justiça, Delegacia Especializada, Assistência Social, Defensoria Pública e Ministério Público em um só lugar. O espaço oferta atendimento integral e humanizado ao público.

“A Casa da Criança e do Adolescente é resultado do compromisso do Estado do Ceará com a proteção e bem-estar dos nossos pequenos. As crianças e adolescentes em situação de violência têm urgência e para atendê-las sem revitimiza-las é que criamos esta Casa, reunindo em um só lugar uma equipe técnica do psicossocial, com psicólogas e assistentes sociais; profissionais da Justiça; do Conselho Tutelar; da Delegacia de Combate a Exploração da Criança e do Adolescente e Perícia Forense, entre outros”, destaca a titular da SPS, Onélia Santana.

 A unidade conta com uma equipe composta por psicólogas e assistentes sociais; e é dividida em salas destinadas aos atendimentos dos seguintes órgãos: Tribunal de Justiça; Plantão do Conselho Tutelar; Ministério Público; Defensoria Pública; Delegacia de Combate a Exploração da Criança e do Adolescente (DCECA) e Perícia Forense.

Silvana Bezerra, coordenadora da Casa da Criança e do Adolescente, ressalta que a unidade vem atuando de forma a minimizar a dor das crianças e dos adolescentes em situação de violência e também de suas famílias, que encontram além do acolhimento, um atendimento humanizado na Casa. Temos percebido um aumento na procura por atendimentos, o que nos mostra a importância deste equipamento como um suporte crucial para este público”, frisa a coordenadora.

Tipos de violência a serem atendidas:
●Violência Física: entendida como a ação infligida à criança ou ao adolescente que ofenda sua integridade ou saúde corporal ou que lhe cause sofrimento físico, incluindo a violência doméstica e familiar;
● Violência Psicológica: qualquer conduta que exponha a criança ou o adolescente, direta ou indiretamente, a crime violento contra membro de sua família ou de sua rede de apoio, independentemente do ambiente em que cometido, particularmente quando isto a torna testemunha;
● Violência Sexual: entendida como qualquer conduta que constranja a criança ou o adolescente a praticar ou presenciar conjunção carnal ou qualquer outro ato libidinoso, inclusive exposição do corpo em foto ou vídeo por meio eletrônico ou não.
● Violência Institucional: entendida como a praticada por instituição pública ou conveniada, inclusive quando gerar revitimização.

 

 

 

 

 

 

Serviço:
Casa da Criança e do Adolescente
Endereço: Rua Capitão Melo, 3883, São João do Tauape
Horário:Segunda a sábado, das 7h às 19h
*Conselho Tutelar funciona em regime de plantão, de domingo a domingo

Telefone: (85)98976.8946