SPS promove seminário para debater estratégias de avanço para políticas de igualdade racial no Ceará

2 de dezembro de 2022 - 13:54 # # # #

O Ceará segue buscando estratégias de combate ao racismo estrutural e promoção da igualdade racial. Nas próximas terça-feira (6) e quarta-feira (7), a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial (Ceppir), da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), realiza o Seminário Município sem Racismo: Estratégias de Avanço para Políticas de Igualdade Racial. O encontro é virtual e acontece na plataforma Cisco Webex. Para participar basta se inscrever no link: https://bit.ly/3BoGFBl

Participam das discussões do seminário, a coordenadora Especial de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial da SPS, Martir Silva; a Assessora Especial de Acolhimento aos Movimentos Sociais, Zelma Madeira; a professora e pesquisadora Patrícia Adjokê, e o mestre e doutorando em Sociologia, Rômulo Silva, entre outros.

“Esta programação integra as ações do Selo Município sem Racismo, que é mais uma forma de estimular os municípios a adotarem políticas públicas inovadoras de promoção da igualdade racial e dos direitos humanos”, destaca a coordenadora da Ceppir, Martír Silva, que conduz a mesa “Artefatos da cultura negra e o racismo”.

Os temas a serem debatidos nos dois dias são: Educação Para As Relações Étnico-Raciais: Escola Que Valoriza e Afirma Direitos; Controle e Participação Social na Política de Igualdade Racial; Letramento Racial: o que precisamos saber sobre racismo e seus enfrentamentos.

Selo Município sem Racismo
Criado pela Lei Estadual 17.704/2021, o Selo Município sem Racismo é uma certificação do Governo do Estado que comprova a existência de órgão de desenvolvimento de políticas de promoção da igualdade racial nos municípios certificados, bem como a existência de um conselho municipal específico para promover capacitação continuada de gestores e técnicos sobre o tema.

A titular da SPS, Onélia Santana, destaca que o Selo é de extrema importância enquanto política de governo porque fortalece as ações de enfrentamento ao racismo e de reconhecimento e valorização da pluralidade racial do Ceará. “O Selo é mais uma ação desta secretaria, que já atuava à frente da Campanha Ceará sem Racismo e vem expandindo cada vez mais seu campo de atuação, reforçando o compromisso deste governo com a igualdade racial”, acrescenta a gestora.

Datas: terça-feira (6) e quarta-feira (7)
Horário:14h às 17h
formato: virtual

14h – Abertura
14h20 – Mesa1 : Educação Para As Relações Étnico-Raciais: Escola Que Valoriza e Afirma Direitos
Convidado(a): Sílvia Maria e Jeovane Ferreira
Mediação: Paulo Henrique Ferreira
15h30 – Mesa 2: Controle e Participação Social na Política de Igualdade Racial. Convidada: Cinthia Fonseca Lopes
Mediação: Taiane Alves

14h – Saudação aos presentes e poesia Dôra de Paula
14h20 – Mesa 3: Artefatos da cultura negra e o racismo.
Convidado(a): Rômulo Silva e Patrícia Adjoke Matos
Mediação: Martír Silva
15h30 – Mesa 4: Letramento racial: O que precisamos saber sobre racismo e seus enfrentamentos
Convidada: Zelma Madeira