Governo do Ceará reconhece o trabalho de Centros de Referência de Assistência Social em premiação

30 de dezembro de 2022 - 11:35 # # # # #

É o segundo ano consecutivo da solenidade que premiou 30 Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Os prêmios chegaram até R$150 mil

Valorização do trabalho prestado à população cearense marcou a cerimônia de premiação dos 30 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) vencedores do Prêmio Referência Social, promovido pelo Governo do Ceará, por meio Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS). A solenidade foi realizada na tarde desta quinta-feira (29), no Palácio da Abolição, e contou com a presença da secretária da SPS, Onélia Santana, representando a governadora Izolda Cela.

Este é o segundo ano da premiação, lançada em 2021, dentro do Pacto pelo Fortalecimento das Políticas da Assistência Social. A análise da seleção dos equipamentos foi realizada pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) a partir de informações fornecidas pela SPS. A premiação reconhece o Cras com o melhor desempenho, de acordo com os critérios de avaliação da capacidade e qualidade dos atendimentos ofertados às famílias.

“Na vida nós temos uma missão: cuidar das pessoas. Esta é a missão que nós escolhemos. Essa pactuação, realizada entre o Governo do Estado em parceria com municípios cearenses, foi muito importante, porque foi o eixo de informatizar os Cras. Outro eixo foi a entrega dos carros para cada município. Tivemos outro eixo que foi a criação dos agentes Mais Infância, para acompanhar essas 150 mil famílias [alcançadas pelo programa Mais Infância] no Ceará, fazendo possível ter esses indicadores”, avaliou Onélia Santana. “Porque todos os projetos e programas do governo Izolda e Camilo foram traçados em cima de indicadores”, completou a secretária, comemorando os bons resultados da gestão.

Entre os objetivos do prêmio estão: o fortalecimento dos sistemas de informação da política de assistência social; o estímulo ao trabalho social com as famílias; o fomento do acompanhamento das famílias contempladas com o Cartão Mais Infância e a promoção da equidade de gênero e o enfrentamento à violência doméstica e familiar.

Reconhecimento

Com o papel de prestar auxílio àquelas pessoas em vulnerabilidade social, e oportunizar mais qualidade de vida aos cearenses, o Prêmio de Referência Social vem como um reconhecimento do Governo do Ceará para a coordenadora do Cras Fabricio Noronha Cavalcante, do município de Parambu. O Cras foi o grande vencedor da premiação.

“Estamos muito felizes com essa premiação, porque é realmente um grande trabalho que fazemos com as nossas famílias de baixa renda. Então, nós termos tirado o primeiro lugar dentre os 396 Cras do Ceará, é muito gratificante”, destacou a coordenadora do Cras vencedor, Paula Mércia. Dentre os serviços ofertados pelo equipamento tem o serviço de convivência de crianças de 0 a 6 anos e de 6 a 15 anos; ação com grupo de idosos e grupo de gestantes; acompanhamento das famílias cadastradas no Programa Mais Infância, dentre outros serviços.

A vice-prefeita de Parambu, Patrícia Feitosa, também esteve no evento, e destacou a honra de ter uma equipe de profissionais tão dedicados na área da assistência social. “É muito importante para a nossa cidade, mostra como dá certo trabalharmos juntos. Então eu fico muito feliz de sermos reconhecidos como quem está sendo esse ponto de apoio para quem tanto precisa”.

Com diversos gestores estaduais presentes no evento, Onélia Santana, fez questão de reconhecer o sucesso do que é considerado o DNA do atual governo: a parceria com os municípios. “A premiação é muito importante porque é o reconhecimento do papel dos profissionais que estão nos Cras, e um reconhecimento dos gestores municipais dedicados, que têm um papel muito importante, porque o Estado não faz nada sozinho”, enfatizou Onélia.

Prêmio de Referência Social

A premiação se dividiu em quatro grupos, com base na classificação: os cinco primeiros colocados foram premiados, cada um, com R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais); os classificados da sexta a décima colocação receberam, cada um, o prêmio de R$ 100.000,00 (cem mil reais); os classificados na 11ª a 20ª posição foram premiados, cada um, com R$ 50.000,00; os classificados da 21ª a 30ª colocação foram premiados, cada um, com R$ 25.000,00.

“Essa premiação é feita através de uma nota técnica do Ipece, de onde são retirados os dados, levantados a partir do relatório mensal de atendimento, e das informações de atendimento do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos. Com isso, temos o melhor retrato daqueles Cras que desempenham o melhor papel no Estado do Ceará”, explicou secretário executivo da SPS, Paulo Guedes.

Os recursos devem ser investidos, exclusivamente, no CRAS premiado, podendo ser utilizados para despesas de investimento e custeio, de acordo com a legislação do respectivo Fundo Municipal.O município de Parambu, cujo Cras obteve 1º lugar na premiação, também será contemplado com uma brinquedopraça.

Confira a lista dos premiados
1º Cras Fabricio Noronha Cavalcante – município de Parambu
2ª Cras Maria Rosa de Siqueira Regino – município de Forquilha
3ª Dona Mimosa Pinto – município de Reriutaba
4º Cras I – Fátima Soares – município de Icó
5º Cras Urbano – Tabuleiro do Norte

O resultado completo da premiação está disponível no link.

Presentes
Também estiveram presentes no evento: o secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da SPS, Sandro Camilo; secretária executiva de Políticas Públicas para as Mulheres, Denise Aguiar; secretária do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (COEGEMAS), Izaura Gomes; diretor geral do Ipece, João Mário; deputado estadual Antônio Granja e outras autoridades locais.