Parque Dom Aloísio Lorscheider é opção de lazer e esporte para todas as idades em Fortaleza

9 de janeiro de 2023 - 10:01 # # # # # #

Assessoria de Comunicação Casa Civil
Texto:
Larissa Falcão
Fotos:Thiago Gaspar /Arte Yuri Leonardo

Neste sábado (7), o Parque realiza o primeiro pré-carnaval, a partir das 19h

Quem passa em frente ao Parque Dom Aloísio Lorscheider, no bairro Itaperi, em Fortaleza, é contagiado pela vida que pulsa no local, com opções de lazer e esporte para todas as idades. O complexo, que está em funcionamento há quase 10 meses, também representa oportunidades e geração de renda para a comunidade.

Inaugurado em março de 2022, o Parque fica localizado na Avenida Bernardo Manuel, mais precisamente onde funcionou o Instituto Penal Professor Olavo Oliveira I (IPPOO I), que já foi o maior presídio do Ceará. A requalificação da área, realizada pelo Governo do Ceará, transformou, por meio de cores, equipamentos e serviços de cidadania, o cenário que antes era marcado pela solidão e o medo.

Hoje, no lugar dos altos muros e das grades, a vizinhança cria e fortalece laços de afeto. Para isso, o Parque dispõe de areninha, brinquedopraça, academia ao ar livre, rampa de skate, quadras poliesportivas, incluindo quadra de areia, além de anfiteatro, quiosques e biblioteca. A administração é de responsabilidade da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).

Laços familiares e comunitários
Socorro Coelho, de 49 anos, relata sobre como o Parque trouxe dias mais leves. “Antes, a gente sentia insegurança até para passar por aqui. Agora, é tudo diferente. Foi uma mudança grande, principalmente para o meu filho mais velho, o Daniel, que na pandemia da covid-19 desenvolveu ansiedade. Com a inauguração do Parque, eu e ele, que está inscrito no basquete, passamos a frequentar aqui todos os dias. Ele está mais animado e tranquilo, com muitas amizades novas”, diz.

Daniel Coelho, de 14 anos, é um dos mais de 1.670 alunos matriculados nas modalidades esportivas ofertadas no local. Além do basquete, diariamente são realizadas aulas de capoeira, treinamento funcional, futebol, futsal, ritmos, tiro com arco, beach tennis, skate e futsal. As turmas são divididas no período da manhã, tarde e noite. A iniciativa é desenvolvida em parceria com o projeto Esporte em 3 Tempos, da Secretaria do Esporte e Juventude (Sejuv).

As atividades também são fonte de saúde física e mental para Marlucia Nunes, 53, e Rosa Bento, 53. As duas frequentam as aulas de ritmos desde o começo.

“Eu só não venho no domingo porque não tem”, brinca Rosa. “É saúde para o meu corpo todo, que antes era só dor. Hoje, posso dizer, estou toda desentravada. Além disso, fizemos uma família aqui”, complementa Marlucia.

Além do esporte, o universo lúdico do conhecimento pode ser acessado por todos na biblioteca do Parque, que fica bem próxima à brinquedopraça. Estrutura que encantou a assistente comercial Caroline de Freitas, 33.

“É muito bom ver esse espaço da biblioteca com brinquedoteca. Isso representa mais desenvolvimento para crianças e jovens, com acesso à leitura”, ressalta.

Para o instrutor de capoeira, Jamaica, a formação cultural também é essencial para as crianças. “O Parque proporciona alegria e energias positivas, tirando as crianças da ociosidade. Na capoeira, elas também têm a oportunidade de aprender sobre a cultura popular brasileira”, explica.

Lugar de oportunidades

Além de democratizar o espaço urbano, o Parque Dom Aloísio Lorscheider simboliza a transformação de gerações. É o que afirma a titular da SPS, Onélia Santana. “As experiências vividas impactam positivamente na vida das pessoas, seja por oferecer mais qualidade de vida, desenvolvimento saudável, ou por ofertar oportunidade de qualificação profissional e traçar uma nova trajetória de autonomia. Com o Parque Dom Aloísio Lorscheider, o Governo do Ceará trabalha uma sociedade mais inclusiva, com o cuidado integral e integrado das famílias”, garante.

Com foco na qualificação profissional, a SPS promoveu, dentro do Programa Criando Oportunidades, diversos cursos para a comunidade ao longo de 2022, incluindo de bartender, maquiagem e barbeiro.

A geração de renda também ganha destaque com os trailers e carrinhos no entorno do Parque. É possível encontrar muitas opções de comidas de rua, dentre elas, o famoso pratinho; comida típica cearense que leva arroz (ou baião de dois), creme de frango (vatapá), paçoca e salada.

Rose Soares é quem prepara e vende pratinho no Dom Aloísio. “Eu moro bem perto e, há um mês, no dia do meu aniversário, resolvi vender pratinho aqui. Venho de domingo a domingo, no período da noite, e sempre acaba tudo. No pré-carnaval é que vai ser bom”, projeta.

O pré-carnanal é uma das atividades que compõem a programação de janeiro