Colônia de Férias: SPS promove atividades gratuitas para criançada em diversos bairros da Capital e do interior 

10 de janeiro de 2023 - 16:38 # # # # # #

Assessoria de Comunicação da SPS
Texto:
Sheyla Castelo Branco
Fotos:Cláudio Rocha

No picadeiro do Circo Escola do Bom Jardim quem brilha são meninos e meninas da Granja Lisboa, Siqueira, Jatobá, Conjunto Ceará e tantos outros bairros da periferia de Fortaleza que, nestas férias, encontraram um lugar para viver seus sonhos e fantasias. Coordenados pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), os Circos Escola do Bom Jardim e do Palmeiras, ABC’s, Complexos Mais Infância, Centros Comunitários e Espaço Viva Gente vêm realizando uma programação com diversas atividades gratuitas durante todo o mês de janeiro para crianças e adolescentes, de 5 a 17 anos de idade. Para participar da Colônia de Férias, as crianças devem ir às unidades, acompanhadas de um responsável com documentos de identificação.

Dentre aplausos e assobios das outras crianças, Davi Lucas (9) abre um sorrisão e confirma a profissão que quer seguir. “Meu pai me trouxe pro circo porque foi aqui que ele aprendeu a fazer perna de pau e malabares, que são as atividades que eu mais gosto também. No futuro, quero continuar sendo um profissional do circo para alegrar todas as pessoas que me assistirem”, conta o pequeno artista, que anima a colônia de férias do espaço, além de praticar outras atividades no ABC do Bom Jardim.

A programação conta com aulas de dança, jazz, balé, karatê, futsal, cinema, carimba, contorcionismo, tecido e malabares, além do Grupo de Participação e Desenvolvimento Humano. No espaço, também acontecem círculos  de conversas com temas específicos do cotidiano e lanche. Este ano, o tema da Colônia de Férias é Desconectar para se Conectar. As atividades iniciam às 8h e seguem até às 17h.

“A Colônia de Férias acontece duas vezes ao ano, em janeiro e julho, e tem o intuito de incentivar as crianças a brincarem e conviverem com coleguinhas, em vez de passarem todo seu tempo livre em telas de celulares. É brincando que os nossos pequenos se desenvolvem e se conectam com o mundo à sua volta. É lindo ver toda essa criançada aprendendo e crescendo junto”, ressalta a titular da SPS, Onélia Santana. 

Brena Kelly (15) participa há 10 anos das atividades circenses de swing e parada e está aproveitando a Colônia de Férias para fazer aulas de dança. “Eu cheguei no Circo do Bom Jardim com 5 anos de idade e nunca mais larguei esse lugar. Nas minhas férias, em vez de ficar em casa nas redes sociais, venho pra cá aprender coisas novas. Aqui eu recebo muita atenção, me sinto vista e também participo dos grupos de discussões que nos orientam inclusive para possíveis carreiras”, relata Brena Kelly.

Programação

Circo Escola  Bom Jardim

10/01 a 25/01 – Gincanas; Atividades Culturais; Atividades Esportivas; Atividades Recreativas, Real Influencer; Escolha do Rei e da Rainha

26/01 – Apresentações artísticas e esportivas

Circo Escola Palmeiras

10/01 a 13/01 – Semana da Gincana

16/01 a 20/01 – Semana Esportiva

23/01 a 25/01 – Semana Cultural

ABC Cajueiro Torto

10/01 a 13/01 – Campeonatos Esportivos

16/01 A 20/01 – Oficinas

23/01 a 27/01 – Semana Cultural

31/01 – Mostra Cultural 

ABC Mondubim

10/01 a 13/01 – Competições recreativas; show de talentos ; Mímica, Atividades Esportivas; Jogos, Circuito de corrida e atividades artísticas.

16/01 a 20/01 – Atividades recreativas; Competições recreativas; Piquenique;  Atividades esportivas e pedagógicas.

23/01 a 27/01 e 30/01 – Circuito de habilidades; Atividades esportivas; funcional infantil; Question Box;  Atividades recreativas; Passeio no Parque no Parque Ecológico do Passaré; Circuito de Atividades físicas e concurso do melhor texto 

31/01 – Leitura de textos elaborados: Montanha Russa; Geógrafos Bola Palheta.

ABC Bom Jardim

10/01 a 25/01- Gincanas, Atividades culturais; Atividades Esportivas; Real Influencer, Escolha do Rei e da Rainha

26/01 – Apresentações artísticas e esportivas

ABC Serrinha

10/01 a 13/01 – Campeonatos Esportivos

16/01 a 20/01 – Oficinas artísticas 

23/01 a 27/01 – Semana Cultural

31/01 –  Mostra Cultural 

ABC Palmeiras

10/01 a 13/01 – Semana da Gincana 

16/01 a 20/01 – Semana Esportiva

23/01 a 25/01 – Semana Cultural

Complexo Mais Infância Cristo Redentor

16/01 a 27/01 – Atividades de Esporte, Arte e Cultura; Contação de História; Técnica de Vídeo Debate; Karaokê.

Complexo Mais Infância João XXIII

16/01 a 20/01 – Competições Recreativas ; Concurso Miss e Mister Colônia de Férias; Oficina intergeracional de Artesanato e Biscuit – GPDH (Idosos, crianças e adolescentes; Gincana Musical; Atividades Recreativas; Prova de Cacareco; Oficina de Fantoche; Cine Pipoca                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Complexo Mais Infância Barbalha

23/01 a 27/01 – Educação Ambiental , com visita à Horta do CSMI de Barbalha e entrega e troca de mudas com os beneficiários; Atividades recreativas e Técnica de Video Debate.

Centro Comunitário São Vicente

10,12,17, 19, 24, 26 e 31/01 – Oficina de Pintura; Oficina de Jogos Educativos; Oficina de Artes Plásticas; Oficina de Sucata; Cine Pipoca; Técnica de Videodebate; Bingo Educativo; Premiação da Equipe vencedora da Colônia de Férias; Passeio de Barco pelo Rio Ceará – Projeto Conversas Flutuantes; Visita ao Projeto “Óculos Virtual” em parceria com a Cagece.

Centro  Comunitário Farol

16/01 a 20/01 – Jogos Recreativos, Jogos cooperativos; Atividades Lúdicas; Apresentação do Circo Escola Palmeiras; Técnica de Vídeo Debate; Roda de conversa sobre a história da tecnologia e sua evolução; Brincadeiras com símbolos das redes sociais, Banho de mangueira com a participação do Corpo de Bombeiros; Torneio de Capoeira.

Centro  Comunitário Santa Terezinha

10/01 a 13/01 – Jogos Recreativos e brincadeiras dinâmica; pega a bola; mímica e gincana

19/01 a 30/01 – Atividades e Jogos Recreativos; Jogos de Memória; Filme e Pipoca

Centro  Comunitário São Francisco

16/01 a 27/01 – Jogos Recreativos; Oficina de Desenho; Cine Pipoca; Contação de Histórias; Oficina de Reciclagem (Construção de brinquedos); Circuito de atividades recreativas; Jogos de Mesa; Mini palestra sobre Saúde Bucal e Aplicação de flúor e distribuição de escovas; Oficina de Origami; construção de painel interativo; Gincana com circuitos de brincadeiras recreativas; Jogos cooperativos.

Espaço Viva Gente

16/01 a 27/01 – Competições esportivas e recreativas; Danças; Atividades Recreativas e Pedagógicas e Circuito de Atletismo.