Mais Nutrição: Estado garante alimentação saudável para mais de 30 mil pessoas no Ceará

10 de janeiro de 2023 - 08:14 # # # # #

O combate a fome e a garantia de alimentação saudável às pessoas em situação de extrema vulnerabilidade social são premissas básicas da política de segurança alimentar e nutricional, do governo do Ceará. Por meio do Programa Mais Nutrição, desenvolvido pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), mais de 30 mil pessoas foram beneficiadas com a distribuição de 2.742 toneladas de gêneros, grãos, frutas e hortaliças, sopas e polpa de frutas, nesses três primeiros anos do programa.

O Programa atende ainda, 134 entidades comunitárias, que preparam e distribuem, regularmente, alimentos para crianças, jovens, adultos e idosos, de comunidades com baixos índices de desenvolvimento econômico e social. Desse total, 100 associações estão na Região da Grande Fortaleza, distribuídas nos municípios de Caucaia, Maracanaú e na Capital; e 34, na Região do Cariri, nos municípios do Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha.

“Quem tem fome, tem pressa, não pode esperar. Esse é nosso foco com o Mais Nutrição, um programa social de grande importância, essencial para colocarmos comida nutritiva e de qualidade na mesa de quem mais necessita. Atualmente, são mais de 30 mil pessoas atendidas, mas precisamos e vamos avançar para atender muito mais”, destaca a secretária Titular da SPS, Onélia Santana. No Cariri, além de alimentos, foram distribuídos 4.896 kits de higiene.

A operacionalização do Mais Nutrição é realizada a partir de dois bancos de alimentos (in Natura), uma fábrica de mix de legumes e duas fábricas de polpas de frutas. Os produtos são oriundos de doações de entidades públicas e privadas, nas sedes do Programa, situadas nas centrais de Abastecimento (Ceasa) de Maracanaú e Barbalha.
“Segurança alimentar e nutricional é um direito do cidadão. É dever do Estado proporcionar alimentação saudável e adequada à população, notadamente mais vulnerável”, acrescenta a coordenadora da célula de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), da SPS, Regina Praciano.

Além de buscar reduzir a fome, o Mais Nutrição combate o desperdício e estimula o aproveitamento e repasse de alimentos excedentes, em condições adequadas de consumo; estimula a própria produção domiciliar e comunitária, bem como promove o abastecimento e a distribuição, garantindo o alimento como direito constitucional da população.
As entidades comunitárias credenciadas no último edital público do Mais Nutrição seguem com atendimento até o fim do primeiro semestre. Um novo edital de credenciamento, para participação de novas associações, está previsto para o segundo semestre deste ano.

Mais informações: Regina Praciana, fone 3101-2131