SPS realiza café da manhã para agradecer comerciantes da Ceasa pela doação de toneladas de alimentos ao Mais Nutrição

13 de dezembro de 2023 - 16:36 # # # #

Assessoria de Comunicação da SPS
Texto:
Sheyla Castelo Branco
Fotos: Bia Souza

Já são mais de três milhões de quilos de alimentos doados através do Programa Mais Nutrição para a mesa daqueles que mais necessitam

“Fico muito feliz de saber que as nossas doações estão ajudando tanta gente que precisa. Durante estes quatro anos de parceria com o Mais Nutrição, nós criamos uma relação de muito carinho e amizade com a equipe do programa. Gosto de pensar que somos um time que trabalha junto para ajudar as famílias mais necessitadas” contou Anne Vieira (38), que é permissionária da Ceasa e participou nesta quarta-feira (13), do café da manhã realizado pela Secretaria da Proteção Social (SPS) para homenagear e agradecer a todos os permissionários da Ceasa que colaboram com doações de frutas e verduras para o Programa Mais Nutrição.

“Esse encontro surgiu da necessidade de agradecermos de pertinho aos permissionários da Ceasa, homens e mulheres que doam não só alimentos, mas também colaboram com seu comprometimento e gentileza diários. Vocês nos fazem acreditar que podemos sim alimentar as crianças de todo o Ceará. Quando idealizamos o Programa Mais Nutrição, sempre tivemos como base a ideia de que seria um programa de combate ao desperdício de alimentos e de garantia de uma alimentação balanceada e saudável para as crianças cearenses em situação de vulnerabilidade, e hoje, estamos comemorando a materialização desse sonho e a continuidade dele para que todas as crianças cearenses tenham acesso a uma alimentação rica nutricionalmente”, destacou a titular da SPS, Onélia Santana, na acolhida aos permissionários da Ceasa.

Onélia ainda lembrou que graças às doações dos permissionários da Ceasa, mais de três milhões de quilos de alimentos chegaram à mesa daqueles que mais necessitam. Também presentes no encontro, Tin Gomes e Neto Rebouças, respectivamente, presidente da Ceasa e presidente do Instituto Agropolos, ressaltaram a importância da parceria com a SPS.

“É uma honra ver de perto o quanto a nossa parceria com a SPS deu bons frutos e vem se convertendo em alimentos de qualidade na mesa das pessoas que mais precisam. O Mais Nutrição com certeza se consolidou como um instrumento de combate à fome em todo o Estado do Ceará, e para nós da Ceasa é motivo de orgulho fazer parte dessa história”, complementou Tin Gomes.

Carlos Veneranda é fundador da Associação Nossa Casa Mãe África, entidade beneficiária do Mais Nutrição, que tem 17 anos de atuação e atende 130 crianças da Granja Lisboa. “Através do Mais Nutrição nós conseguimos mudar o ciclo alimentar deles e hoje ofertamos frutas, sopas e sucos aos nossos meninos e conseguimos proporcionar uma alimentação saudável, para além das atividades culturais e formações profissionais que realizamos com eles”, pontuou Carlos Veneranda, que coordena uma das entidades beneficiárias do Mais Nutrição.

Política pública implantada pelo Governo do Ceará para enfrentamento à insegurança alimentar no Estado, o Mais Nutrição atua transformando frutas e hortaliças doadas em sopas e polpa de frutas, que chegam à mesa de quase 30 mil pessoas, a partir do trabalho de 134 entidades comunitárias e cozinhas sociais, reduzindo a fome de famílias nos municípios de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. A partir dos alimentos excedentes, os itens são processados e distribuídos diariamente às entidades beneficiadas.

Como funciona

A operacionalização do Mais Nutrição ocorre em dois bancos de alimentos (in Natura), uma fábrica de mix de legumes e duas fábricas de polpas de frutas. As frutas e legumes são selecionados criteriosamente, higienizados, processados e distribuídos às entidades comunitárias e cozinhas sociais conveniadas com o Estado. As entidades, que são selecionadas por edital, passam, após a inserção no programa Mais Nutrição, a serem inseridas em outras políticas de segurança alimentar, como o Vale Gás Social. A cada entrega do benefício, cada entidade recebe dois tíquetes que equivalem a duas recargas de botijão de gás.