Crianças de Maracanaú ganham Centro de Educação Infantil

8 de fevereiro de 2023 - 08:40 # # # # #

Estefany Galdino é mãe da Ana Laura (5) e conta que o novo equipamento vai ajudar muito as mães que moram no entorno. “Antes eu tinha que pegar transporte pra levar ela na creche e era muito difícil, sobretudo, nessa época de chuvas, que dificulta mais ainda o transporte. E agora, com o CEI pertinho da nossa casa está sendo bem mais fácil, ela está adorando tudo, e eu mais ainda”, revela Estefany Galdino, que esteve presente na inauguração do 111º Centro de Educação Infantil (CEI) do Ceará. O equipamento, que recebeu o nome da professora Maria da Conceição Pessoa Coelho, foi inaugurado na tarde desta terça-feira (7), na Avenida I do Residencial II, em Maracanaú.

O assessor especial para Assuntos Federativos do Governo do Estado, Artur Bruno, ressaltou que o CEI é resultado do compromisso do Governo do Estado do Ceará com as crianças cearenses. “Este CEI é mais uma contribuição para a qualidade da educação e para melhoria de vida do povo de Maracanaú”, frisou Artur Bruno.

Onélia Santana, titular da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), destacou que o governador Elmano de Freitas segue honrando o legado do governo passado e investindo na educação básica e nas obras sociais para a população cearense. “Nós entregamos 111 CEI’s, e temos outros 73 em licitação; 32 em obras, e mais sete prontos para inaugurar. E estes números são resultado do nosso comprometimento com as nossas crianças e adolescentes. Apostamos todas as fichas no potencial deles e temos muito orgulho de estar nesse governo que acredita na educação como uma ferramenta de transformação e inserção social e profissional”, destacou Onélia Santana.

O prefeito da cidade, Roberto Pessoa, lembrou da importância do equipamento para a cidade e também da dedicação dos professores da Rede Municipal de ensino. “Os professores merecem reconhecimento, e é por isto que aproveito para anunciar o aumento de 15% no salário dos professores da nossa Rede Municipal”, reforçou Roberto Pessoa.

Maria Lima é avó do Ravi Luca (2) e conta que está empolgada para que o neto comece a estudar no CEI, pertinho de casa. “Vai ser bom demais ter esse nosso espaço para trazer meu neto, um lugar onde ele vai receber educação de qualidade e aprender muitas coisas novas”, diz dona Maria.

O CEI de Maracanaú foi construído e equipado pela SPS, por meio do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares III). O equipamento tem área de 631,56 m², recebeu investimento de R$ 2.034.081,59 e tem capacidade para atender 200 crianças por dia. Os recursos são oriundos do Governo do Estado e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
O novo espaço conta com quatro salas de atividades com banheiros e áreas de banho infantil; dormitório, berçário e lactário; fraldário; trocador; parque infantil; bloco administrativo, com sala de recepção, direção, coordenação e informática; e banheiros masculino e feminino.