Combate à fome norteia a posse do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Ceará

9 de março de 2023 - 17:33 # # # # #

O compromisso com o combate à fome das famílias vulneráveis, a partir do maior engajamento da sociedade civil e do setor público no programa Ceará sem Fome, e o fortalecimento das políticas públicas de segurança alimentar e nutricional nortearam a posse dos 72 membros do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Ceará (Consea-Ce), para o biênio 2023/2025.

A posse do novo colegiado foi declarada, na tarde desta quinta-feira, pela titular da Secretaria da Proteção Social (SPS), Onélia Santana, com a presença da primeira-dama do Estado, Lia de Freitas e da presidente do Consea-Ce, Francisca Malvinier Sampaio, além de lideranças de entidades públicas e civis do Estado, no auditório da SPS.

“O combate à fome é a maior política social do Governo do Ceará. E o trabalho do Consea-Ce é fundamental para darmos continuidade às políticas públicas e fortalecermos as novas iniciativas, com militância e dedicação”, ressaltou Lia de Freitas. “Hoje é um dia para comemorarmos, mas é um dia em que se inicia muito trabalho, para propormos, corrigirmos, avançarmos. Essa é a governança institucional. Contamos com o Consea-Ce do nosso lado”, acrescentou a primeira-dama do Ceará.

Onélia Santana destacou o compromisso do Governo do Estado no combate à fome e na melhoria da qualidade de vida das famílias em situação de vulnerabilidade social. “Nosso objetivo prioritário é levar comida ao prato das famílias mais necessitadas, bem como promover mais educação, criar programas de trabalho e renda, para que possamos reduzir as desigualdades sociais”, destacou ao parabenizar os novos conselheiros e convidá-los a se engajarem no programa Ceará sem Fome.

O deputado estadual Renato Roseno manifestou apoio ao programa. “A política a ser adotada é a segurança e soberania alimentar à população”, declarou, apontando agricultura familiar, restaurantes populares, hortas comunitárias, compras governamentais e alimentação nas escolas como exemplos de tecnologias e ferramentas disponíveis para o combate à fome. “Nossa tarefa é darmos todos as mãos, para eliminarmos a fome e erradicarmos a miséria no Ceará”, defendeu o deputado estadual, Missias Dias.

Representante da Associação dos Remanescentes de Quilombos de Alto Alegre e Adjacências (Arqua), o conselheiro Haroldo da Silva manifestou apoio integral ao Programa Ceará sem Fome. “Precisamos lutar e fortalecer essa luta, porque quem tem fome tem pressa”, declarou. “Esse é o momento de reconstrução da política de segurança alimentar e nutricional no Ceará e no País, de ampliarmos os vínculos com as organizações sociais e as políticas públicas e fortalecermos as cozinhas sociais e a agricultura familiar”, complementou a conselheira Lais Ribeiro, representante da Associação Religiosa Beneficente e Cultural Ilè Asé Omi Bilé.

Vinculado à SPS, o Consea-Ce é entidade de caráter consultivo e propositivo, formado por 36 titulares e igual número de suplentes, sendo 12 do setor público e 24 da sociedade civil. O colegiado completa 20 anos em 2023 e está no oitavo mandato. A eleição do novo presidente do Conselho está prevista para a próxima semana, na primeira reunião ordinária da entidade.