Alagoas e Piauí usam programas cearenses como referência para políticas desses estados 

9 de agosto de 2023 - 18:06 #

As comitivas vieram conhecer o trabalho desenvolvido pelo Governo do Ceará em projetos de combate à fome

A secretária Onélia Santana, titular da Secretaria da Proteção Social (SPS), recebeu na tarde desta quarta-feira (9), comitivas de Alagoas e do Piauí para conhecer os programas e projetos desenvolvidos no Ceará, na área da Proteção Social. Na ocasião, a gestora da SPS, a secretária da Infância de Alagoas, Paula Dantas, e o secretário executivo de Assistência e Desenvolvimento Social, João Ulisses Guimarães, assinaram o Termo de Cooperação  entre o Alagoas e Ceará. O objetivo é combater a insegurança alimentar e nutricional e extrema pobreza da população de Alagoas, através da implementação dos programas que funcionam e têm trazido resultados positivos no Ceará.

“Recebemos há meses atrás uma comitiva de Alagoas que veio conhecer o trabalho desenvolvido pela SPS através do Programa Mais Infância Ceará e, desta vez, a visita foi  para conhecer os programas de combate à fome e oficializar esta parceria. Para nós, é um imenso prazer e aprendizado colaborar com a implementação destes programas em outro estado do Nordeste. Temos muito orgulho de ser referência para os nossos irmãos dos estados vizinhos e de apresentar e replicar as políticas públicas que desenvolvemos aqui em outros territórios ”, destacou Onélia Santana.

A secretária da Infância de Alagoas, Paula Dantas, frisou a importância da visita e do Termo de Cooperação entre os estados. “Viemos aqui para trocar experiências exitosas entre os nossos estados e também para estreitar nossos laços. Sabemos que o Ceará é uma referência para todo o Nordeste e foi por nos inspirarmos nas ações e programas desenvolvidos aqui que viemos, hoje,  oficializar essa troca para ampliar e fortalecer as ações que já executamos em Alagoas”, reiterou Paula Dantas.

Comitiva do Piauí

A primeira-dama do Piauí, Isabel Fonteles, também esteve presente hoje na SPS e pontuou que a ideia é replicar no Piauí as experiências exitosas do Estado do Ceará. “É uma honra estar aqui hoje visitando a secretária Onélia, que é uma referência nas políticas para primeira infância no Ceará. Viemos para conhecer de perto essas ações e programas para podermos replicar também no Piauí”, complementou Isabel Fonteles, que ainda visitou a Primeira-dama do Ceará, Lia de Freitas.

Durante a visita, Lia de Freitas apresentou o programa idealizado por ela, Ceará sem Fome, que se tornou Lei no Estado do Ceará e desenvolve e realiza ações e políticas públicas para alimentar a população mais carente do estado.