Com três polos, Esporte Superação vai atender 800 pessoas no Cariri

Texto:
Carlos Eugênio
Fotos:Nívea Uchoa

Os municípios do Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, no Cariri, foram contemplados, hoje (quarta, 6), com três polos do programa Esporte Superação, beneficiando cerca de 800 pessoas, com atividades esportivas e culturais comunitárias. Desenvolvido pela Secretaria da Proteção Social (SPS), o programa foi lançado hoje, na Região, pela secretária da Proteção Social, Onélia Santana, e pelo prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, na Praça Alexandre Arraes, no Crato.

“Esporte é vida, é saúde, previne doenças. O esporte prepara, educa e alimenta nossos jovens de alegria, de entusiasmo, aumenta a vontade de viver, gera amizades. Esse programa atrai e envolve nossas crianças e a juventude, em atividades culturais e esportivas. Isso é importante para que se desenvolvam com cidadania e dignidade”, destacou a secretária.

A socioeducadora do Crato, Alexandra Marques, já manifestou interesse em se inscrever. “Esse programa é muito bacana, envolvente demais! Vai nos dar a oportunidade de participar de várias atividades esportivas e artísticas. O Esporte Superação é saúde para nós. Vou participar das aulas de ritmos de dança”, antecipou.

A titular da SPS falou também da importância da parceria do Estado com os municípios para geração de obras e benefícios sociais. “Implantar esse programa no Cariri é a realização de mais um compromisso do Governo do Estado, é mais uma parceria forte com as prefeituras municipais da Região. Uma cidade, um estado, um país, fazemos com esperança, com amor, de mãos dadas, com parcerias”, agradeceu.

Novos pólos

No Cariri, foram instalados 12 núcleos, quatro em cada um dos três municípios, nas modalidades de futebol, futsal e ritmos artísticos. No Crato, foram criados dois núcleos de futebol, no Conjunto Madre Feitosa e no Cras Mestre Dedé de Luna Muriti; e dois de ritmos, na Vila Carrapato e na comunidade Mutirão.

Em Juazeiro do Norte também foram instalados dois de futebol, nas areninhas Timbaúbas e Frei Damião, e dois de ritmos, no Cras do Horto e no Ceus Aeroporto. Em Barbalha, foram implantados núcleos de ritmos no Rosário e no Proube; um de futebol no bairro Malvinas e outro de futsal, no bairro Casas Populares. As atividades são acompanhadas por instrutores, professores e supervisores.

O prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, ressaltou a gratidão da população com os projetos instalados pelo Governo do Ceará, por meio da SPS, no Crato e no Cariri. “O Esporte Superação é mais um investimento social importante do Estado, em benefício da nossa juventude. Nosso sentimento é de gratidão pelos projetos instalados e pelos que virão”, agradeceu.

O Esporte Superação já beneficia, atualmente, cerca de oito mil pessoas, nos municípios de Fortaleza, Caucaia e Sobral, envolvidas e integradas socialmente em jogos e competições de futebol, handebol, karatê, muay thai, ballet, vôlei, capoeira, ritmos e outros. O Programa estimula a competitividade, em igualdade de condições, com regras e convenções de jogo definidas, com respeito à diversidade e sem diferenças étnicas e sociais.