Capacitação quer aprimorar atendimento socioassistencial para povos originários e comunidades tradicionais e de terreiros
27 de novembro de 2023 - 13:10 #Atendimento Socioassistencial #Comunidades Tradicionais #GSuas #povos originários
Assessoria de Comunicação da SPS
Estima-se que 80% dos municípios cearenses contem com povos originários e comunidades tradicionais e de terreiro. Para melhor atender a esse público, a Secretaria da Proteção Social (SPS) promove a segunda capacitação de 50 gestores e técnicos de várias coordenadorias da Pasta. O encontro será nas próximas terça e quarta-feira, dias 28 e 29, no auditório da SPS.
A ação é realizada pela Coordenadoria de Gestão do Sistema Único da Assistência Social (SUAS). A ideia é sensibilizar e socializar abordagens e procedimentos adotados para o atendimento e acesso dos povos e comunidades tradicionais aos serviços socioassistenciais.
A abertura das atividades será às 8 horas, com a presença da secretária da Igualdade Racial, Zelma Madeira; do secretário-executivo da Proteção Social da SPS, Paulo Guedes; e da coordenadora de GSUAS, Célia Melo. Participam do curso técnicos da Gestão do SUAS, da Proteção Social Básica e da Proteção Social Especial e do programa Primeira Infância no SUAS – Criança Feliz, além de representantes de povos de terreiro e das comunidades originárias.
“Os povos originários, afrodescendentes, ciganos, quilombolas e de comunidades tradicionais e de terreiro constituem-se público prioritário da política pública da SPS e do Governo do Estado. O objetivo é potencializar o assessoramento e a qualificação das equipes técnicas, com vistas ao aprimoramento do trabalho social desenvolvido com as famílias em âmbito municipal e regional, para superação de suas vulnerabilidades e prevenção de situações de preconceitos e riscos pessoal e social”, antecipa Célia Melo.
Programação
A capacitação inclui palestra e vivência sobre inclusão religiosa, justiça restaurativa e círculos de construção de paz; mediada pela coordenadora do Compaz/SPS, Cristiane Holanda; e roda de conversas Kààbo – acolhimento e respeito e desconstrução do racismo religioso, dirigida pelo historiador e orientador da Célula de Políticas para Povos e Comunidades Tradicionais da Secretaria da Igualdade Racial, Ogan Leno Farias.
No período da tarde, o grupo visita a comunidade do Terreiro Escola Ilé Asé Obá Oladeji do Babalorixá Lincolny, em Maracanaú,. No dia seguinte, às 8h30h, a visita é ao Terreiro Ogum Megê da Mestra da Cultura Mãe Zimá, no bairro Siqueira, em Fortaleza.
Serviço
II Capacitação sobre Povos Originários e Comunidades Tradicionais para Profissionais da SPS – Povos e Comunidades de Terreiro
Data: dias 28 e 29/11 (terça-feira e quarta-feira)
Horário: 8 horas
Local: Auditório da SPS
Endereço: Rua Soriano Albuquerque, 230 – Bairro Joaquim Távora