SPS certifica mais de 60 técnicos e amplia rede de justiça restaurativa

19 de fevereiro de 2024 - 16:15 # # # # #

Assessoria de Comunicação da SPS
Texto:
Carlos Eugênio Saraiva
Fotos: Beatriz Souza

A Secretaria da Proteção Social (SPS) certificou, nesta segunda-feira (19), 62 técnicos e gestores como facilitadores de Justiça Restaurativa e Círculo de Paz para Situações Menos Complexas. Outros 197 técnicos concluíram a etapa teórica e iniciam a fase prática e de elaboração dos relatórios. A certificação foi realizada pela secretária da Proteção Social, Onélia Santana, pelos secretários-executivos da pasta, Caio Cavalcante e Paulo Guedes, e pela assessora de Justiça Restaurativa e Mediação da SPS, Cristiane Holanda.

Foram realizados seis cursos voltados a oferecer aos profissionais, técnicas e metodologias de justiça restaurativa, mediação de conflitos, comunicação não-violenta, e competências sócio-emocionais que contribuam para o fortalecimento da rede de proteção e inclusão social. A metodologia aplicada auxilia na implantação de práticas de relacionamento afetivo e de paz, e livres de preconceitos, nos equipamentos ligados à SPS.

A secretária Onélia Santana destacou o poder transformador desse conhecimento na vida e no trabalho socioassistencial dos técnicos da SPS. “Esse curso é importante porque fortalece as pessoas, na vida pessoal e profissional. É fundamentado em bases científicas e metodológicas apropriadas para aplicação nas práticas e conflitos diários, na atenção, no cuidado das pessoas, das famílias mais necessitadas, que são o público-alvo da SPS e do Estado”, declarou, ao entregar os diplomas.

A formação foi ministrada nos Complexos Mais Infância Ceará, ABCs, Casa da Criança e Adolescente, abrigos, centros comunitários e sede da SPS. Cada participante realizou, pelo menos, cinco círculos de construção de paz, totalizando 310 ações de grupo com a comunidade atendida nos equipamentos em que atuam.

Movimento pela paz

A coordenadora do Zona Viva Jangurussu, no Residencial José Euclides, Camila Silveira, confirma a importância do curso para o trabalho desenvolvido pela equipe do projeto. “Esse é um curso essencial para os técnicos da SPS, sobretudo para quem opera e coordena os projetos na base, junto às famílias, nas áreas de conflitos e territórios. Vamos inclui-lo na programação dos nossos cursos no Zona Viva”, antecipa.

“Os cursos de Justiça restaurativa e a Cultura de paz são um movimento de amor à vida e à paz. Só depende de nós. É uma força-tarefa de todos que fazem a SPS e parceiros, a partir de uma política pública transversal; para que possamos, juntos e unidos, continuar trabalhando em prol de um mundo eticamente justo, esteticamente belo, politicamente democrático e espiritualmente inclusivo”, acrescenta Cristiane Holanda.

Assistente social do Centro Comunitário São Vicente, na Aldeota, Valdelice Maciel de Brito realizou 20 ciclos de construção de paz, e reforça o significado da capacitação. “É um curso muito interessante para a formação dos agentes sociais. A metodologia adotada facilita a interação com os jovens, com as famílias, aproxima e nos ensina a escutar mais, a interagir e compreender melhor os conflitos individuais e da comunidade”, enfatiza.

Próxima turma

Um novo curso de facilitadores está agendado para os dias 4, 5 e 6 de março próximo, no período das 8h30h às 16h, na Sede da SPS.