Secretarias da Proteção Social e da Diversidade qualificam colaboradores para atendimento voltado à diversidade

23 de novembro de 2023 - 17:07 # # #

Servidores e colaboradores de equipamentos sociais da Secretaria da Proteção Social (SPS) participaram, na tarde desta quinta-feira, 23, do curso de Capacitação sobre Diversidade e Inclusão Social. Promovido em parceria com a Secretaria da Diversidade, no auditório da SPS, o curso buscou capacitar os técnicos sobre formas de atendimento, respeito às diferenças de identidade de gênero, sensibilização para o combate efetivo do preconceito e da discriminação da população LGBTI+ e defesa dos direitos humanos.

“O princípio básico da SPS é o respeito às diferenças, à diversidade, indistintamente. Esse é o nosso princípio. Disso não abrimos mão”, acrescentou o secretário-executivo de Planejamento e Gestão Interna da SPS, Sandro Camilo, na abertura da capacitação.

“A ampliação do debate sobre orientação e identidade sexual é muito importante, para que os servidores públicos sejam orientados e capacitados para uma política pública que respeite a diversidade, a orientação sexual e o nome social. É importante que todos conheçam a legislação pertinente, saibam acolher a população LGBTI+ nos equipamentos sociais e denunciar casos de LGBTfobia”, complementou o secretário-executivo da Secretaria da Diversidade, Narciso Júnior.

Ministrada pela coordenadora do Centro Estadual de Referência LGBTI+ Thina Rodrigues, Samilla Marques, a capacitação reuniu servidores e colaboradores de vários equipamentos sociais. “Escolher o nome social é direitos de todos. Precisamos garantir esse direito aos nossos colegas de trabalho”, defendeu, ao explicar diferenças de conceitos, termos utilizados e comportamentos adotados no atendimento à população LGBTI+ no serviço público e no dia a dia da sociedade.

“Esse curso é de fundamental importância para que todos entendamos que inclusão social, respeito ao outro, são princípios básicos a serem seguidos por todos. À medida em que capacitamos mais pessoas, formamos novos agentes multiplicadores”, avalia a servidora da SPS, Rose Mary Costa Salgado. “Ampliar o olhar sem preconceitos, colocar-se no lugar do outro e realizar atendimento humanizado e solidário torna a vida muito melhor e mais fácil”, pontua a colaboradora da SPS, Liduína do Nascimento.