Comitiva do Ceará participa da 13ª Conferência Nacional de Assistência Social em Brasília
4 de dezembro de 2023 - 15:31 #Assistência Social #brasília #Comitiva #Conferência
O evento inicia nesta terça-feira (5) e segue até a sexta-feira (8)
Comitiva da Secretaria da Proteção Social (SPS) vai à Brasília para participar da 13°Conferência Nacional de Assistência Social e apresentar as ações desenvolvidas pela pasta através dos programas, projetos e equipamentos socioassistenciais do órgão. A titular da SPS, Onélia Santana, e o secretário-executivo da Proteção Social da SPS, Paulo Guedes, eleitos delegados nas conferências estaduais, vão avaliar os últimos quatro anos de atuação da Política Nacional de Assistência Social e deliberar sobre os próximos quatro anos junto a outros gestores do País.
Os secretários partem para Brasília acompanhados de coordenadores e técnicos da SPS, que também são delegados e vão colaborar na avaliação e defesa de propostas para a construção de um SUAS cada vez mais forte.
Este ano, o tema da conferência nacional é “Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos”. Na Conferência serão discutidos cinco eixos definidos em Resolução do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS): financiamento; controle social; articulação entre segmentos; serviços, programas e projetos; e benefício e transferência de renda.
“Nós precisamos avançar cada vez mais nos serviços que ofertamos ao povo cearense e nesta edição da conferência nacional, que coincide com a comemoração dos 30 anos da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), vamos todos pensar e deliberar sobre o SUAS que estamos construindo e que queremos daqui pra frente. Todas as proposições de novas diretrizes serão no sentido único de ampliar os direitos socioassistenciais para aqueles que precisam da Política da Assistência Social”, destaca a titular da SPS, Onélia Santana.
“O SUAS que temos hoje foi construído com muito trabalho, mas ainda precisa ser lapidado, e a conferência nacional tem essa intenção: construir um SUAS que possa garantir autonomia econômica às pessoas, para que tenham cada vez mais dignidade através da qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho”, ressalta o secretário-executivo da Proteção Social, Paulo Guedes, que ainda reitera a importância do encontro.
“A conferência é a culminância de todos os esforços e propostas dos profissionais que estão na ponta, atendendo o povo cearense nos equipamentos sociais e que participaram das conferências municipais e estaduais para fortalecer ainda mais o SUAS”, complementa Paulo Guedes.
No estande do Conselho Estadual de Assistência Social do Ceará serão apresentadas as ações da SPS, desde a segurança alimentar, qualificação profissional, unidades socioassistenciais e de abrigamento, além dos programas Mais Infância e Mais Nutrição, dentre outros projetos e ações implantadas nos últimos anos no Ceará.