Seminário sobre infância discute paternidade ativa e sobrecarga materna

8 de dezembro de 2023 - 16:41 # #

Assessoria de Comunicação da SPS
Texto e Fotos:
Sheyla Castelo Branco

A Secretaria da Proteção Social (SPS), através do Programa Primeira Infância no SUAS – Criança Feliz, realizou 9,1 milhões de visitas aos lares de famílias dos 184 municípios cearenses. Nesta terça-feira (12), gestores, coordenadores e supervisores do programa participam do Seminário de Avaliação e Planejamento do Criança Feliz, que ocorre a partir das 8h, no Centro de Eventos do Ceará. A titular da SPS, Onélia Santana, lembra que além do balanço geral do programa, o debate terá como destaque a paternidade ativa e a sobrecarga materna, temas fundamentais para o desenvolvimento e bem estar de toda a família.

“Debater a paternidade ativa e a sobrecarga materna é fundamental para nós que atuamos com programas de cuidados com a infância. É a partir destes debates que poderemos ajudar as famílias a entenderem como o compartilhamento de tarefas e responsabilidades entre pais e mães interfere positivamente em toda a infância. Sabemos que muitas famílias são constituídas por mães que cuidam sozinhas de seus filhos”, destaca Onélia Santana.

Fabiana Vasconcelos, psicanalista e psicóloga do Instituto DimiCuida, destaca que o mito da “mulher guerreira” é uma falácia contemporânea, que atua numa sobrecarga e num trabalho não remunerado de existir para um outro. “Dentro deste contexto é que se faz fundamental um retorno ao coletivo do cuidar, com políticas públicas e sociais que apoiem quem se torna mãe, para que estas mulheres não precisem desistir da sua vida profissional ou dos cuidados consigo mesmas, para que se dediquem unicamente aos cuidados com os filhos e com a casa.”, ressalta Fabiana Vasconcelos, que, no seminário, palestra sobre sobrecarga materna.

Osivan Júnior, coordenador do Ambulatório e do Setor de Enfermagem no Instituto da Primeira Infância (IPREDE) e mestrando em Saúde da Mulher e da Criança, vai debater sobre paternidade ativa. “Na primeira infância, as crianças estão em pleno desenvolvimento e precisam de um ambiente seguro, onde sejam cuidadas por todos a sua volta. O cuidado, infelizmente, ainda acaba sendo muito delegado às mães, o que sobrecarrega as mulheres, e neste sentido, é imprescindível entender a importância da participação do pai nas trocas de fraldas, nos banhos, na alimentação e na educação dos filhos. Precisamos quebrar essa mentalidade arcaica e machista que só encaixa os homens no papel de provedores e não de cuidadores, como devem ser”, reitera Osivan.

Números


De julho de 2017 a outubro de 2023 foram realizadas 9,1 milhão de visitas e beneficiadas 176.483 famílias dos 184 municípios cearenses. Silvana Simões, coordenadora do Programa Criança Feliz no SUAS e orientadora da Célula de Promoção, Parentalidade e Educação Permanente na área da Infância e Família, ressaltou que a meta de atendimento do Programa Primeira Infância no SUAS Criança Feliz (PCF) no Ceará é de 52.600 beneficiários ao mês.

“O quantitativo de profissionais que acompanham o atendimento é de 6 multiplicadores estaduais e o acompanhamento nos municípios é feito por 208 supervisores e 1.687 visitadores. Ao longo dos últimos sete anos temos expandido cada vez mais nossa meta e hoje podemos dizer que estamos em todos os municípios, chegando aos distritos mais remotos do Ceará”, reitera Silvana Simões.

Serviço

Seminário de Avaliação e Planejamento do Programa Criança Feliz.
Data: 12 de dezembro (terça-feira)
Horário: 8h às 17h
Local: Centro de Eventos do Ceará – Av. Washington Soares, 999 – Edson Queiroz (1ºmezanino / Pavilhão Leste / Portão E)

Programação

8h – Acolhida, credenciamento e coffee break;
9h – Abertura do Seminário e Apresentação Cultural; com a participação da secretária
Onélia Santana – (Secretária da Proteção Social); Paulo Guedes – (Secretário Executivo da Proteção Social); Caio Cavalcanti – (Secretário Executivo da Infância, Família e Combate à Fome); Sandro Carvalho – (Secretário Executivo de Planejamento e Gestão Interna); Dagmar Soares – (Coordenadora do Programa Mais Infância Ceará) e Silvana Simões – (Orientadora da Célula de Promoção, Parentalidade e Educação Permanente na área da Infância e Família e coordenadora do Programa Primeira Infância no SUAS – Criança Feliz)
Entrega de certificados
09h40 às 10:30h – Balanço do Programa 2023 / Vídeo do PCF
Reordenamento do Programa Primeira Infância no SUAS – Criança
Feliz com Silvana Simões e Dagmar Soares
10h30 às 12h – Mesa – Parentalidade Positiva: Segurança e Proteção
Paternidade Ativa – Osivan Júnior
Cuidando do cuidador – A sobrecarga materna
Instituto DimiCuida – Sra. Fabiana Vasconcelos;
12h30 Almoço;
13h30 Trabalho de grupo (03 GRUPOS)
1 – Planejamento e execução das visitas e planejamento 2024;
2 – Integração do programa com os Serviços e planejamento 2024;
3 – Educação permanente e planejamento 2024;
15h às 15h30 Lanche;
16h Apresentação dos resultados dos grupos;
17h Avaliação e dinâmica de encerramento