Governo do Ceará entrega mais 43 brinquedocreches para municípios cearenses

Texto:
Sheyla Castelo Branco
Fotos:Beatriz Souza / SPS

“Este é um momento muito importante para nós que lutamos pelas políticas para primeira infância no Ceará. Estamos entregando mais 43 brinquedocreches aos municípios cearenses, que poderão contar com esse apoio do Governo para que suas crianças se desenvolvam a partir da brincadeira, do lúdico”, destacou a titular da Secretaria da Proteção Social (SPS), Onélia Santana, na manhã desta quarta-feira (20), durante a entrega dos kits que compõem as brinquedocreches para prefeitos e secretários municipais.

Nos kits que compõem a brinquedocreches, estão casinha infantil, escorregador, tabela de basquete com bola, túnel lúdico, gangorra 3 lugares, piscina de bolinhas, barraca infantil com túnel e trave gol com bola, além de uma estante para livros em formato de casinha, feita de MDF, que acompanha 13 jogos pedagógicos, 10 livros sonoros e mais 30 livros diversos.

Lorena Pinheiro, técnica de gestão da Secretaria de Desenvolvimento Social de Tejuçuoca, lembrou que é vital esse olhar do Estado para a primeira infância. “A brinquedocreche vai complementar o trabalho que já fazemos através do Programa Criança Feliz e dos serviços de convivência. Agora vamos conseguir acompanhar crianças menores, de 0 a 3 anos, na brinquedocreche, que é um espaço de desenvolvimento para os nossos pequenos”, contou Lorena Pinheiro.

O prefeito de Tamboril, Marcelo Mota, ressaltou que é muito importante levar mais uma brinquedocreche para o município. “Agradecemos ao governador Elmano e à secretária Onélia Santana pelo cuidado e atenção com nossa cidade. Esta é a segunda brinquedocreche que vamos implantar em Tamboril e estamos muito orgulhosos de poder levar mais um equipamento para auxiliar no desenvolvimento das nossas crianças”, ressaltou o prefeito.

Os recursos investidos são na ordem de R$ 1.035.516,15, somado, ainda, a contrapartida municipal efetivada através dos serviços realizados pelas prefeituras municipais como adequação do espaço da sala e aquisição do piso EVA.

Municípios contemplados:

Acarape, Alcântaras, Aratuba, Assaré, Baturité, Campos Sales, Cariús, Cascavel, Cedro, Chorozinho, Coreaú, Eusébio, Ipaporanga, Itapajé, Jaguaretama, Jaguaruana, Jardim, Jucás, Marco, Martinópole, Meruoca, Miraíma, Mombaça, Nova Russas, Ocara, Paracuru, Paraipaba, Paramoti, Quixeré, Saboeiro, Salitre, Santa Quitéria, Santana do Acaraú, Senador Pompeu, Senador Sá, Sobral, Tamboril, Tauá, Tejuçuoca, Tianguá, Umari, Umirim e Várzea Alegre, beneficiando um total de 9.968 crianças.