Novo prédio da SPS, no Centro de Fortaleza, abrigará Casa do Cidadão, CRD e Escola de Proteção Social

23 de fevereiro de 2024 - 19:33 # # # # # # # #

Assessoria de Comunicação da SPS
Texto:
Rafaela Leite
Fotos: Claudio Rocha

Localizado na rua Jaime Benévolo, 21, o equipamento foi visitado pela secretária da Pasta nesta sexta-feira (23)

Um novo espaço para a população cearense está chegando ao Centro de Fortaleza. Reunindo diferentes unidades e serviços, o espaço da Secretaria da Proteção Social (SPS) fica localizado na rua Jaime Benévolo, 21, no antigo prédio do TRE. No novo prédio, a SPS irá dispor de uma Casa do Cidadão, um Centro de Referência Sobre Drogas e iniciar a Escola de Gestão do Sistema Único da Assistência Social do Ceará. O prédio reunirá, ainda, os Conselhos de Segurança Alimentar e Nutricional, Assistência Social, Direitos da Criança e do Adolescente, Políticas sobre Drogas e Comitê Estadual de Políticas Públicas para a População em Situação de Rua (Cepop).

A Central de Atendimento ao Eleitor, do TRE, segue funcionando no térreo do imóvel.

O equipamento foi visitado pela secretária da SPS, Onélia Santana, nesta quinta-feira (23). O momento contou, também, com participação do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), o desembargador Raimundo Nonato, que cedeu o espaço para a Secretaria.

Durante a visita, a titular da SPS agradeceu ao TRE pela parceria e sensibilidade em reconhecer o papel e a importância da política de Proteção Social do Estado. “A SPS é uma secretaria que está diariamente com as pessoas que mais precisam no nosso Estado. Nós temos uma equipe muito qualificada e com muita vontade de fazer a política pública acontecer, chegar aos 184 municípios cearenses”, destacou a secretária. Ela ressaltou, ainda, a importância dos Conselhos, que agora integram o prédio, para execução da democracia e aprovação de projetos, programas e ações da Secretaria.

O prédio foi cedido pelo TRE em 2023, por meio de acordo para compartilhamento do imóvel. Os serviços da SPS funcionam no primeiro, segundo e terceiro pavimentos do edifício.

Presidente do TRE, o desembargador Raimundo Nonato destacou a satisfação com a parceria e compartilhamento do espaço. “Eu fico emocionado porque o TRE destinou esse prédio para essa missão correta. Eu fico satisfeito porque foi dado ao prédio a sua função social, aquilo que realmente precisava, que é o atendimento para comunidades vulneráveis do Centro da Cidade”, afirmou.

Secretária-executiva do Conselho Estadual de Assistência Social, Tereza Serra explicou a relevância de ter um espaço definido para abrigar os conselhos. “Aqui nós temos seis comissões que trabalham toda a questão da proteção social no sentido de orientação aos conselhos municipais, de assistência social dos 184 municípios, e também a questão de deliberações de programas, projetos e benefícios do estado para a população vulnerável”, frisou.

Escola de Proteção Social

Um dos destaques da visita foi a Escola de Gestão do Sistema Único da Assistência Social do Ceará, que será a primeira unidade do Estado do Ceará para formação de gestores, trabalhadores e conselheiros do Sistema Único de Assistência Social.

Coordenadora da Gestão do Sistema Único de Assistência Social, Célia Melo afirmou que aquele era um momento festivo e histórico para a política de Assistência Social.

“A Assistência Social não possui vacinas para prevenir riscos e vulnerabilidades, não possui aparelhos, equipamentos de tecnologia para identificar riscos e vulnerabilidades. A única tecnologia social que a Assistência Social tem são os seus trabalhadores, portanto esses trabalhadores precisam estar muito bem qualificados e capacitados, para fazer diagnósticos, identificar quais as estratégias de proteção social para contribuir com a superação da vulnerabilidade pessoal e social que é responsabilidade dessa política pública”, completou.
    
A unidade possibilitará a execução permanente de cursos para profissionais em âmbito estadual e municipal. Entre as capacitações desenvolvidas no espaço estão trabalho social com famílias de povos originários e comunidades tradicionais, Vigilância socioassistencial e Gestão orçamentária e financeira do Sistema Único de Assistência Social.

CRD de portas abertas

Inaugurado nesta quinta-feira (23), o novo espaço do Centro de Referência Sobre Drogas já se encontra em funcionamento para atendimentos, grupos reflexivos e rodas de conversas para pessoas que estejam passando por problemas com o uso de álcool e outras drogas.

O espaço funciona no primeiro andar do prédio e conta com equipe multidisciplinar de enfermeiros, assistentes sociais e nutricionista.

“O novo espaço do CRD se torna importante por se localizar numa área central da cidade de Fortaleza, de fácil acesso, em que as pessoas podem estar circulando nesse ambiente no dia a dia e já procurar o nosso serviço, além das demandas das pessoas em situação de rua que se encontram em grande parte aqui na região do Centro”, pondera a secretária-executiva de Políticas Sobre Drogas, Lidiane Rebouças. “Aqui poderemos atender de forma mais rápida, facilitar esse acesso aos nossos diversos serviços”, finaliza.

Os atendimentos no CRD acontecem de 8h às 17h, sem necessidade de agendamento. Entre os serviços ofertados na unidade estão:

– Atendimento psicossocial com equipe multidisciplinar
– ⁠Realização de grupos reflexivos
– ⁠Entrega de insumos básicos para autocuidado (sabonete, escova e creme dental, shampoo, condicionador, absorvente, fralda descartável infantil e geriátrica).
– ⁠Encaminhamento para rede de atenção (CAPS, Leito de Desintoxicação, emissão de documentos, CRAS, CREAS, Centro Pop, Cursos de qualificação Profissional, IDT, Comunidade Terapêutica)
– ⁠Acompanhamento de usuários
– ⁠Articulação com a Rede de Atenção
– ⁠Apoio à equipe da Unidade Móvel do Centro da Cidade e de outros territórios próximos.

No prédio do Centro também estará sediado o Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (Cepod).