Moradores de Maranguape e Pentecoste festejam a inauguração de novas brinquedopraças nos municípios

19 de abril de 2024 - 14:48 # # # # # # #

Assessoria de Comunicação da SPS
Texto:
Carolina Parente
Fotos: Hivelane Santos

Em Pentecoste, Dona Antanele Castro, avó da Aylla (8), comemorou o desenlace da fita de inauguração oficial da brinquedopraça e academia ao ar livre da cidade. O equipamento, inaugurado ontem (18), no distrito de São Sebastião, já está sendo utilizado pela população. Enquanto se exercita na academia ao ar livre, dona Antanele conversa com outros pais e avós, que se alternam na atenção às crianças. “Fico muito feliz em saber que agora nossos filhos e netos têm onde brincar, e que podemos além de acompanhá-los, também nos exercitar e cuidar da saúde”, comemorou Antanele.

O Prefeito de Pentecoste, João Bosco Tabosa, mostrou seu contentamento ao observar o resultado da cooperação entre o município e o Estado, e salientou ainda a relevância do equipamento para as crianças do distrito de São Sebastião de Abreu. “Hoje é dia de festa! Estamos realizados com a entrega dessa brinquedopraça, que é o local apropriado para que as crianças do nosso município possam crescer e se desenvolver através das brincadeiras e de um espaço que foi todo pensado para elas”, reiterou João Bosco.

Maranguape

Nesta semana, também foi inaugurada uma brinquedopraça em Maranguape. Talita Custódio, moradora da cidade, festejou a chegada do equipamento em sua localidade. Mãe da pequena Helena, de apenas 3 anos, Talita se emocionou com os diferentes brinquedos e academia ao ar livre, de onde observava sua filha brincando, enquanto se exercitava e se revezava com outras mães, nos cuidados com as crianças. “Está sendo ótimo. Não tinha brinquedo aqui, no distrito de Tabatinga, e nossas crianças acabavam brincando no meio da rua, sem segurança nenhuma”, lembrou Talita.

Ela se preocupava pela segurança da filha e das outras crianças, que agora podem brincar e socializar com tranquilidade pertinho de casa. Talita ainda comentou que o momento de diversão da garotada na brinquedopraça melhorou, inclusive, a qualidade do sono de Helena. “Agora, quando chega a tardinha, as mães trazem os filhos, a gente se reúne, conversa e observa a alegria deles nos brinquedos novos. Minha filha brinca tanto, que quando chega em casa só quer dormir, e tem um sono tranquilíssimo, graças a Deus”, complementou Talita.

“A brinquedopraça é uma política importante voltada para a infância, para que a gente dê opção às crianças de bairros e distritos distantes do centro da cidade, para que possam ter um espaço adequado para brincar e se divertir”, enfatizou o prefeito de Maranguape, Átila Câmara.

Tanto em Pentecoste como em Maranguape , foram inauguradas, neste mês, a segunda brinquedopraça com academia ao ar livre de cada município. Em todo o estado, já foram inauguradas 246 destes equipamentos. Para que ocorra a instalação, a prefeitura de cada cidade indica o local que mais necessita do investimento, que é realizado pelo Governo do Estado por intermédio da Secretaria da Proteção Social (SPS), pasta que implementa equipamentos e eventos do Programa Mais Infância Ceará.

O secretário da Infância, Família e Combate à fome, Caio Cavalcanti, que esteve presente na inauguração dos novos equipamentos, enfatizou o trabalho dos prefeitos. “A parceria entre Governo do Estado e municípios vem se consolidando cada vez mais. Os prefeitos, com base nas conversas com as lideranças locais, nos trazem as demandas para que possamos efetuar a implantação de equipamentos do Mais Infância Ceará e melhorar o acesso destas famílias às políticas públicas”,conclui.