São Luís do Curu festeja inauguração da 250ª brinquedopraça do Ceará

Texto:
Carolina Parente
Fotos: Mariana Parente

Com muita satisfação, a população de São Luís do Curu, na Região Metropolitana de Fortaleza, recebeu, nesta terça-feira (30), a brinquedopraça com academia ao ar livre de número 250 no Ceará. O município, que já possuía uma brinquedopraça, inaugurada em agosto de 2021, agora é beneficiado com mais um equipamento do Mais Infância Ceará, programa coordenado pela Secretaria da Proteção Social (SPS).

O momento do desenlace da fita gerou frenesi na meninada que, sorridente, foi saudada pelo secretário-executivo da Infância Família e Combate à Fome, Caio Cavalcanti, e pelo prefeito do município, Chico Abreu. Com o novo parquinho repleto de brinquedos e uma academia bem equipada, mais de duas mil pessoas serão favorecidas com diversão e bem-estar na cidade.

A pequena Maria Sophia, de 10 anos, contou que se sente feliz quando vai brincar na brinquedopraça. “Adoro o parquinho, meu brinquedo preferido é o escorregador. Aqui encontro meus amiguinhos e me divirto muito”, fala sorridente. Acompanhada de sua mãe, Aline Lima, todos os sábados Sophia aproveita para se divertir e interagir com outras crianças. “Eu fiz vários amigos aqui e sempre convido minhas amigas da escola para brincarem comigo na praça”, completa.

Inseridas no contexto do programa Mais Infância Ceará, as brinquedopraças, juntas das academias ao ar livre, representam uma importante política pública fomentada pela SPS. O Mais Infância Ceará visa o desenvolvimento completo das crianças cearenses desde a primeira infância. Oferece educação, cuidados de saúde e ambientes seguros, priorizando igualdade de oportunidades e apoio às famílias em prol de um futuro melhor para as próximas gerações.

O secretário Caio Cavalcanti celebrou a entrega da brinquedopraça, reforçando a cooperação entre o Governo e a cidade de São Luís do Curu, que vem sendo beneficiada pelo Mais Infância Ceará. “Em todo o Estado, o programa já inaugurou 250 brinquedopraças e mais de 40 praças mais infância, um marco para o desenvolvimento completo de todas as crianças cearenses. Investir na infância é algo que não tem preço, pois o retorno é sempre positivo”.

Aline comenta que a chegada da brinquedopraça trouxe vida ao local e a oportunidade de os adultos desfrutarem de um espaço comum, facilitando a convivência entre eles. “Pela minha filha, estaríamos todos os dias na brinquedopraça”, ri. A mãe de Sophia ainda comenta sobre o prazer que tem sido aproveitar momentos de conversa com outras mães enquanto a garotada faz a festa no parquinho. “É tão bom. Enquanto as crianças brincam, as mães também se divertem, colocam a conversa em dia e se revezam no cuidado da meninada”, ressalta.

O prefeito de São Luís do Curu, Chico Abreu, afirmou que este é um dia muito importante para as crianças do município. “A festa hoje está boa, as crianças estão felizes. Temos duas brinquedopraças e duas areninhas, equipamentos fundamentais para a construção de um futuro promissor para o povo curuense”, enfatizou.

As brinquedopraças são essenciais para o desenvolvimento saudável das crianças. Além de proporcionarem diversão, promovem aprendizado, estimulam o crescimento físico, cognitivo e emocional, incentivando a inclusão social e estimulando o surgimento do senso de comunidade.