Planejamento estratégico prioriza redução da pobreza e erradicação da insegurança alimentar
19 de dezembro de 2024 - 11:30 #Erradicação da Fome #Planejamento estratégico #Redução da Pobreza #Sisan #SPS
Assessoria de Comunicação da SPS
Planejamento reflete um modelo de governança do Ceará que garanta a continuidade das políticas públicas para redução da pobreza e da fome
Com 99% do orçamento previsto para 2024 já executado, a Secretaria da Proteção Social (SPS) apresentou seu planejamento estratégico para o período até 2027. Com ênfase na redução da pobreza e erradicação da insegurança alimentar no Ceará, o plano, divulgado na última quarta-feira (19), foi elaborado de forma participativa, com a contribuição de 487 pessoas em mais de 30 oficinas. A apresentação do Planejamento contou com a presença do secretário da Proteção Social, Sandro Camilo, da ex-secretária Onélia Santana, e da secretária-executiva de Cidadania e Políticas sobre Drogas, Lidiane Rebouças.
Um dos principais pilares da estratégia é a utilização da metodologia Balanced Scorecard (BSC), adaptada para o setor público, que visa alinhar objetivos, indicadores e ações às metas da organização.
O BSC permite monitorar os resultados e promover a integração das políticas sociais. No contexto da SPS, a metodologia foi ajustada para acompanhar metas como a institucionalização do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) com o intuito de erradicar a insegurança alimentar grave no Estado. O Sisan coordena políticas públicas para assegurar o direito à alimentação adequada, integrando esforços de governos e sociedade civil. A SPS usará o BSC para medir indicadores como a adesão dos municípios ao Sistema e a efetividade das ações no combate à fome.
A estrutura do planejamento reflete um modelo de governança do Ceará que busca a continuidade das políticas públicas para redução da pobreza e da fome. Coordenador de Desenvolvimento Institucional e Planejamento da SPS, Sebastião Lopes Araújo, destacou que o sucesso na implementação do orçamento é resultado de um trabalho coletivo e estratégico.
Para Sebastião, “cada ação, política pública reflete nosso compromisso com a população. A execução eficiente dos recursos e o acompanhamento constante das metas estabelecidas são essenciais para garantir que continuemos avançando na erradicação da pobreza e na melhoria da qualidade de vida dos cearenses”, afirmou.
Para o secretário da Proteção Social, Sandro Camilo, o planejamento permite orientar as ações da SPS. A ideia é que até 2027 ele seja revisitado sempre como norteador das políticas, programas e projetos executadas pela pasta. “Nós somos uma secretaria de muita capilaridade e diversidade de ações. É fundamental ter um planejamento bem estruturado, nos mostrando onde queremos chegar e os caminhos que temos que trilhar para alcançar”, pontua.