Unidades de Atendimento (Proteção Social Básica)

 

São equipamentos sociais de atendimento a crianças e adolescentes entre seis e 17 anos e 11 meses, e de famílias em situação de vulnerabilidade, localizados na periferia da capital cearense.

 

ABCs e Circo Escola

São cinco ABCs (Aprender, Brincar, Crescer) e dois Circos Escola que oferecem à população infantojuvenil atividades artísticas e culturais em linguagens como dança, música, artes plásticas, arte circense e teatro; atividades esportivas; iniciação à informática e atividades socioassistenciais em grupo que possibilitam reflexões sobre a realidade e objetivam fortalecer o protagonismo e autonomia dos jovens, e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

 

ABC Bom Jardim – Rua 03 Corações, nº 762, Bairro Bom Jardim, telefone: (085) 3497.1357;

ABC Cajueiro Torto – Rua Floresta, nº 180, Bairro Santa Fé – Messejana;

ABC Serrinha – Rua Conêgo Lima Sucupira, nº 1487, Bairro Serrinha, telefone: (085)3295.8037/3285.8185;

ABC Palmeiras – Rua Castelo de Castro, nº 2100, Bairro Conjunto Palmeiras;

ABC Mondubim – Rua nossa Senhora da Conceição, nº 151, Bairro Mondubim;

Circo Escola Bom Jardim – Rua Oscar Araripe, nº 762, Bairro Bom Jardim;

Circo Escola Palmeiras – localizado na Rua Castelo de Castro, nº 2100, Bairro Conjunto Palmeiras.

 

Espaço Viva Gente

Equipamento social que atende crianças partir de seis anos, adolescentes, jovens, adultos e idosos, de famílias em situação de vulnerabilidade, localizado no bairro Passaré, em Fortaleza.

Oferece atividades artísticas e culturais, com oficinas de música (flauta, violão, teclado, percussão, técnica vocal, coral e grupo de choro), esportes (karatê, atletismo e futebol) e dança, além de qualificação profissional com cursos como cabeleireiro, costura, informática básica, culinária e serigrafia.

A equipe do EVG é responsável pela realização das atividades lúdicas e recreativas do projeto Arte na Praça que se realiza em praças da Capital e interior do Estado, no âmbito do Programa Mais Infância Ceará.

O EVG se destaca nos esportes nas modalidades de atletismo e karatê, com atletas medalhistas em diversas competições locais e estaduais. Na música, o Espaço é destaque com o grupo de chorinho formado por adolescentes e jovens atendidos na unidade. O Grupo tem CD gravado e é frequentemente convidado para se apresentar em eventos sociais.

O Espaço Viva Gente está localizado na Av. Maria Mirtes Pereira, nº 1010, Bairro Passaré. Mais informações: (85) 3101.3017/3018.

 

Centros Comunitários

São quatro unidades de prestação de serviços à população em situação de vulnerabilidade social com cursos de qualificação profissional; atividades socioeducativas em grupos para famílias; acompanhamento sociofamiliar; e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças, adolescentes e idoso, atividades complementares de arte, cultura e esporte.

 

Centro Comunitário Luíza Távora – Av. Zezé Diogo, nº 310, Bairro Cais do Porto. Telefone: (85) 3101-1572;

Centro Comunitário Dr. José Magalhães Porto Filho – Rua do Rosário, s/n, Bairro Aldeota. Telefone: (85) 3101-1565;

Centro Comunitário São Francisco – Rua Ilha do Bote, nº 367, Bairro Quintino Cunha. Telefone: (85) 3101-2729;

Centro Comunitário Santa Terezinha – Rua Osmundo Cavalcante de Oliveira, s/n, Bairro Vicente Pinzon. Telefone: (85)3101-1560.