Secretário Evandro Leitão negocia mais 8.000 vagas para capacitação com o MTE

13 de janeiro de 2011 - 03:00

 

Há apenas dez dias à frente da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Evandro Leitão marca o primeiro tento e já negocia com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) 8.000 vagas para capacitação de igual número de jovens em 2011, por meio do ProJovem Trabalhador. O número representa um incremento de 30% sobre os 6.132 jovens capacitados pelo programa em 2010. A iniciativa vai ao encontro das demandas dos Estados nordestinos por mão de obra qualificada, diante do grande número de obras estruturantes na Região.

 

“A Copa do Mundo de 2014 está batendo à nossa porta. As obras de infraestrutura urbana e de reforma do Castelão já começaram e outras dezenas aguardam apenas a conclusão de processos licitatórios. Precisamos avançar com isso”, defende Evandro Leitão, ao destacar a qualificação profissional como uma de suas metas à frente da STDS. Em 2010, foram “entregues”, prontos ao mercado de trabalho, somente no âmbito do Pro Jovem Trabalhador, 6.132 novos profissionais, capacitados em 84 municípios cearenses, sendo 1.450 só em Fortaleza.

 

ProJovem Trabalhador

 

Qualificados de acordo com a demanda de cada região, os jovens, com idades entre 18 e 29 anos, recebem orientação social e profissional em diversos arcos ocupacionais. Os educandos participantes dos cursos recebem, durante o período de seis meses de estudos, auxílio financeiro mensal de R$100,00. O ProJovem Trabalhador é um projeto originado do Ministério de Trabalho e Emprego (MTE), em parceria com a STDS, com ução ministrada por entidades sociais, juntamente com municípios e sociedade civil.

 

“A parceria com os municípios é fundamental para o sucesso desse projeto, que tem dado certo”, ressalta o secretário. Ele frisa que o ProJovem Trabalhador é uma das ações da secretaria que priorizam o desenvolvimento da juventude, a partir da elaboração e ução de programas e projetos de reforço da escolaridade, de qualificação profissional e social dos jovens cearenses. “Ao capacitarmos nossos jovens, os mantemos afastados do ócio e das drogas, elevamos a auto estima, criamos a oportunidade para o emprego e asseguramos a cidadania”, destaca Evandro Leitão.

 

A STDS desenvolve, ainda, uma série de ações nas áreas de geração do Trabalho, Emprego e Renda para trabalhadores autônomos, mulheres chefes de família, pessoas com deficiência e profissionais do artesanato.