Esporte Superação: Festival de Ritmos reúne beneficiários do programa no Parque Dom Aloísio Lorscheider

12 de abril de 2024 - 13:00 # # # # #

Assessoria de Comunicação da SPS
Texto:
Carolina Parente
Fotos: Dráwlio Joca

O Parque Dom Aloísio Lorscheider, em Fortaleza, foi palco de um grande Festival de Ritmos na noite desta quinta-feira (11). Centenas de alunas participaram do evento promovido pela Secretaria da Proteção Social (SPS), por meio do programa Esporte Superação. O aulão, que contou com a participação da titular da SPS, Onélia Santana, foi destinado aos beneficiários do programa que vivem na capital cearense e experimentam diversas práticas esportivas oportunizadas pela Pasta. Durante o Festival, houve ainda aulas de arco e flecha, capoeira, muay thai e balé destinadas às crianças.

Este ano, o Esporte Superação completa cinco anos levando inserção social e saúde por meio de atividades recreativas a pessoas de todas as idades que vivem em situação de vulnerabilidade social. A secretária Onélia Santana destacou a importância da atividade física para a saúde. “Essas atividades são pura alegria, só energia boa com essa turma reunida. O que fazemos aqui se chama saúde preventiva. Precisamos nos exercitar para não adoecer”, ressalta. Na ocasião, a secretária destacou também que o programa beneficia mais de 7.300 pessoas no Ceará.

A professora de ritmos do núcleo Vicente Pinzon, Lu Cardoso, contou sobre o prazer que sente ao dar aulas. Graças à atividade física, ela cumpre seu propósito profissional levando alegria e bem-estar a mulheres que, sem o Esporte Superação, talvez não tivessem outras oportunidades de dançar. “É um prazer muito grande trabalhar com todas essas mulheres. A maioria delas não pode pagar para fazer aulas, então o programa trouxe muitos benefícios à comunidade”, explica.

Para Silvania da Silva (56), aluna de Lu Cardoso, dançar representa uma satisfação imensa. “Fazer dança é tudo na minha vida, eu esqueço meus problemas, meus estresses. Não vou parar nunca! Vou continuar fazendo aulas e com essa professora maravilhosa, ah meu Deus, é tudo de bom”, festeja. Lu e Silvania estavam juntas de outras bailarinas do núcleo Vicente Pinzon para a noite dançante do Parque. Silvania pratica aulas de dança quatro vezes por semana e ressalta que o grupo de ritmos é como uma família. “A gente se ajuda muito. Tudo o que uma de nós precisa, a gente ajuda, dá força para as amigas. É um grupo muito, muito bom”, enfatiza.