Atletas de equipamentos sociais são medalhistas em Campeonato Brasileiro de Karatê

28 de setembro de 2023 - 16:00 # # # # # #

Assessoria de Comunicação da SPS
Texto:
Sheyla Castelo Branco
Fotos:Beatriz Souza

A competição aconteceu nos dias 22,23 e 24 deste mês de setembro, na cidade de Três Coroas, no Rio Grande do Sul

Cinco atletas cearenses conquistaram medalhas de ouro no Campeonato Brasileiro de Karatê, que aconteceu entre 22 e 24 de setembro, no Centro Esportivo Armando Brusus, na cidade de Três Coroas, no Rio Grande do Sul. O grupo é composto de alunos e professores de equipamentos sociais da Secretaria da Proteção Social (SPS). Os atletas treinam no Centro Comunitário São Francisco, que fica no Quintino Cunha, e no Espaço Viva Gente, no Passaré, ambos equipamentos da Secretaria da  Proteção Social (SPS).

 

Isaac Braga (11) tem deficiência intelectual e competiu na categoria PCD intelectual Cadete até 15 anos Br/Pr masculino. Ele trouxe o ouro para casa com muito orgulho e contou que o karatê é sua maior alegria. “Nas aulas de karatê do Centro Comunitário São Francisco eu aprendi a ter disciplina e também a respeitar os meus colegas. Os treinos são o momento mais feliz do meu dia. No tatame eu sinto que posso fazer tudo e ter conquistado essa medalha representa muito pra mim e pra minha família”, diz Isaac, emocionado pela conquista.

Jean Carlos, instrutor de karatê do Centro Comunitário São Francisco, destaca que as atividades esportivas desenvolvidas no equipamento social têm transformado a vida de tantos garotos como Isaac. “Através do esporte os meninos e meninas das periferias estão conquistando lugares de destaque, e não só em suas cidades, como em todo o País. Estamos realizando sonhos e possibilitando que eles desenvolvam todo seu potencial”, reitera o instrutor.

Karatê muda perspectivas de jovens das periferias

Os atletas do Espaço Viva Gente também trouxeram o ouro para casa e comemoram a vitória no Brasileirão de Karatê Esportivo 2023. 

Carlos Manoel (20)  conta que o Espaço Viva Gente foi um divisor de águas na sua vida. “Quando eu conheci o EVG, tinha 13 anos, e passava uma boa parte do meu tempo nas ruas. Não praticava nenhuma atividade fora da escola e não tinha perspectivas. Nas aulas de karatê, aprendi a ter disciplina e cuidado com meu corpo, minha respiração, e também com as pessoas que estão no meu entorno. O karatê me deu perspectiva e mudou minha vida”, pontua o campeão na categoria Cadete (18 a 21 anos). Carlos Manoel foi 1° lugar em kumitê (luta) e 3° lugar em kata (luta imaginária).

Ana Alice de Oliveira (22) também treina no EVG e conquistou o 1° lugar em kumitê (luta), kata (luta imaginária) e na luta feminina em equipe. “Treino há cinco anos no EVG e sei que esse resultado é uma resposta ao meu empenho nos treinos. O karatê mudou a forma como enxergo a vida, me fez melhorar minha postura não só física, mas também aprendi a condicionar minha mente e a enxergar além da realidade que me cerca”, conta Ana Alice, empolgada com os resultados que alcançou no campeonato.

Para a titular da SPS, Onélia Santana, estes resultados são fruto do compromisso dos equipamentos sociais em levar oportunidades para as periferias. “Ter perspectiva é muito importante em qualquer fase da vida e o que os nossos equipamentos fazem é mostrar às pessoas que elas têm potencial e através do esporte, da dança, da arte e dos cursos de capacitação profissional vêm transformando a vida de centenas de famílias do Passaré, da Messejana, do Quintino Cunha, do Farol, e de tantos outros bairros onde estes equipamentos funcionam como uma segunda casa para as pessoas das comunidades do entorno”, destaca Onélia Santana.

Resultados dos atletas:

Ana Alice de Oliveira: Na categoria Cadete, faixa laranja a roxa foi o 1° lugar em kumitê (luta), kata (luta imaginária) e na luta feminina em equipe.

Carlos Manoel: Na categoria Cadete, faixa laranja a roxa foi 1° lugar em kumitê (luta) e 3° lugar em kata (luta imaginária).

Isaac Braga: Medalha de ouro na categoria PCD intelectual Cadete até 15 anos Br/Pr masculino

Caylana Araújo: medalhista nas categorias Kumitê Individual: medalha de prata e

Kata Individual: medalha de bronze

Avelino Paiva de Queiroz (instrutor do EVG): Na Categoria (Sênior) de 22 a 35 anos, faixas marrom e preta foi 1° lugar em kumitê e em kata equipe e 2° lugar em kumitê equipe.