Evandro Leitão inicia série de visitas às unidades da STDS

27 de janeiro de 2011 - 03:00

 

Após conhecer, um a um, setor por setor, projeto a projeto, todas as áreas e programas da Secretária Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), o secretário Evandro Leitão iniciou, ontem, uma maratona de visitas às unidades e centros de atendimento da pasta. O objetivo é avaliar, “in loco”, as atividades que vêm sendo desenvolvidas nos três eixos de atuação da SDTS: Assistência Social, Trabalho, Geração de Emprego e Renda e Segurança Alimentar e Nutricional.

 

Pela manhã, acompanhado de representantes da Seplag, SDA e do Conselho Estadual da Assistência Social (Ceas), o secretário visitou o Espaço Viva Gente (EVG), um centro de atendimento e desenvolvimento sócio-educativo, cultural e de profissionalização, que assiste a 600 jovens carentes e seus familiares da periferia de Fortaleza, no Passaré. Na oportunidade, conheceu as atividades realizadas nas oficinas de música e dança moderna, de mosaico, pintura em tecido e tela, serigrafia, costura e culinária, de informática e de esportes.

 

Após conversar com os instrutores e jovens atendidos no EVG, Evandro Leitão conheceu o Projeto Aroeira do Sertão, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), em uma horta de plantas medicinais cultivada pelos próprios jovens no Espaço Viva Gente. Esse projeto visa a preservação da Aroeira – uma planta com propriedades terapêuticas e medicinais, já comprovadas cientificamente, com ações bactericidas, fungicidas e anti-inflamatórias. “A proposta é cultivar e distribuir mudas da aroeira nas comunidades”, explicou a supervisora do EVG, Socorro Ximenes.

 

Medidas Socioeducativas

 

Ainda pela manhã, o Secretário visitou as instalações dos centro de medidas socioeducativas Dom Bosco e Passaré, este último, recém construído no bairro Passaré. Na ocasião, conheceu as atividades desenvolvidas pelos jovens internos nas oficinas de profissionalização, a exemplo da mini fábrica de costura da empresa Pena Surf Wear, instalada no Dom Bosco. No Centro Passaré, visitou as instalações, conversou com os gestores da casa e conheceu a unidade de treinamento da Tigre, montada no local, para capacitar adolescentes na implantação e montagem de sistemas hidráulicos de água e esgoto.

 

“A ideia das visitas é conhecer todas as ações desenvolvidas para que possamos avançar. Essa é a determinação do governador Cid Gomes”, explica Evandro Leitão. Na próxima semana, nos dias 02 e 03, ele visita o Abrigo Tia Júlia, no Parangaba e o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), no bairro homônimo. Na semana seguinte, no dia 8, o secretário vai ao Abrigo dos Idosos (no bairro do Alagadiço) e ao abrigo Desembargador Olívio Câmara (no Antônio Bezerra), que acolhe crianças e adolescentes com problemas mental e intelectual.