CITS Lagamar forma nova turma

22 de março de 2011 - 03:00

 

Sob coordenação da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), o Centro de Inclusão Tecnológica e Social (CITS) do Lagamar realiza nesta quarta-feira, 23, formatura de 15 jovens da turma de Gastronomia. Como parte da celebração, a unidade realizará o I Festival Gastronômico do CITS. Os alunos serão divididos em equipes e devem elaborar um prato para a competição.

 

A equipe que obtiver o primeiro lugar no festival ganhará três bolsas de estudo para o curso de cozinheiro no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Já a segunda colocada receberá do Senac três bolsas para o curso de confeiteiro e a terceira, um brinde dentro da área gastronômica.

 

NOVAS VAGAS

 

A partir do próximo dia 28 terão início as aulas do curso de Sobremesas Finas para 25 alunos. Já no dia 4 de abril, 27 jovens começarão a ser capacitados nos cursos de Barman e Garçom. O CITS Lagamar recebe inscrições até 31 de março. Os interessados devem se dirigir à unidade munidos de RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de matrícula nos ensinos fundamental II ou médio em escola pública. Também já funcionam no CITS Lagamar, turmas de Informática e Mecânica, além de duas turmas de Agente Administrativo, do Primeiro Passo, na linha Jovem Aprendiz.

 

ESTRUTURA

 

Cada CITS funciona com um laboratório temático. O espaço é utilizado para capacitar o público de acordo com as atividades realizadas em cada bairro. No Lagamar existe instalado um laboratório de alimentos; no Mucuripe, de turismo e línguas; Parque São José, de telemarketing; Messejana, de confecção e moda; Conjunto Ceará e José Walter, de hardware; e Jangurussu, laboratório de serviços domésticos. Os cursos têm duração de 200 horas aula. Em quatro dos CITS é realizado curso de formação em fotografia e vídeo, contemplando 80 estudantes.

 

São desenvolvidas ainda ações de geração de emprego e renda no entorno de cada Centro, proporcionando o fortalecimento da economia dos bairros. Além disso, todas as unidades são conveniadas ao Sistema Nacional de Emprego (SINE-CE), facilitando, desse modo, o encaminhamento do jovem estudante ao mercado de trabalho.

 

Cada unidade possui auditório com estrutura para realização de vídeo-conferências, laboratórios de eletromecânica e informática, salão de jogos educativos, biblioteca multimídia, salas de aula, salas de professores, salas de secretaria e coordenação, cantina, banheiros e almoxarifado. As capacitações contam com o suporte de parceiros como o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (CENTEC), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), além da participação de entidades sociais civis.