Evandro Leitão e Primeira Dama homenageiam artesãos na 41ª Feirart

22 de março de 2011 - 13:23

Qualificar o artesão, equipá-lo e incentivar seu trabalho. Estas foram as principais diretrizes defendidas pelo Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Evandro Leitão, e pela Primeira Dama do Estado, Maria Célia Habib, como forma de fortalecer o artesanato no Ceará, ontem, na abertura da 41ª Feirart. O evento, que celebrou o Dia do Artesão na noite de ontem, na Praça Luiza Távora, contou com a participação de representantes da sociedade civil e entidades artesanais do interior.

 

Em discurso, Evandro Leitão falou da importância fundamental do Estado dar visibilidade ao setor, “pois o artesanato é um dos cartões de visita do Ceará”. Ele lembrou, ainda, que “através da capacitação do pequeno artesão, estamos fortalecendo o artesanato, e o setor, que tem ganho força, permanecerá na tendência de crescimento”. Maria Célia acrescentou que o artesanato cearense tem se expandido e levado a imagem cultural do Ceará para outros estados e países.

 

Na ocasião, houve o lançamento da Coleção 2011 das lojas CEART, com exposição de peças dentro de novas tendências de design, cores e acabamento, nas diversas tipologias. Além disso, o Secretário e a Primeira Dama entregaram kits artesanais de trabalho aos artesãos, como parte do Programa de Desenvolvimento do Artesanato Cearense, da STDS. O objetivo do Programa é promover ações de valorização do artesanato cearense, através do fortalecimento e apoio ao artesão, preservando a cultura, a tradição e a arte popular de cada região do Estado. Para tanto, eles capacitados para refinamento e desenvolvimento de novos produtos.

 

CEART

O complexo Ceart é conduzido pela Coordenadoria de Desenvolvimento do Artesanato e Economia Solidária da STDS e tem a missão de preservar e fomentar o talento de artesãos e da arte popular, por meio de um conjunto de ações de incentivo e apoio à inclusão produtiva e comercialização dos produtos artesanais.

 

Atualmente, além da loja matriz do complexo Ceart, na Praça Luiza Távora, os produtos artesanais são comercializados em outras lojas na capital (no Centro Dragão do Mar, na avenida Monsenhor Tabosa e no Aeroporto Internacional Pinto Martins). No interior, há lojas em Guaramiranga e Canoa Quebrada, localizadas estrategicamente para atender o turista e demais apreciadores do artesanato.