STDS e FGF realizam formatura de mais 44 jovens pelo Projeto Primeiro Passo

13 de abril de 2011 - 13:26

 

 

MÃO DE OBRA QUALIFICADA

STDS e FGF realizam formatura de mais 44 jovens pelo Projeto Primeiro Passo

 

 

 

A Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), em parceria com a Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (FGF) e a Associação de Estudos e Pesquisa Técnico Científica (Apec), entrega nesta quinta-feira, dia 14, mais 44 novos programadores em Linguagem Java ao mercado de trabalho, dos quais 10 já estão trabalhando. A solenidade de formatura será às 10 horas, no auditório da FGF, em Fortaleza.

As aulas do curso aconteceram no laboratório da FGF, durante 120 dias, com duas turmas: uma no turno da manhã e outra no turno da tarde. Os participantes conheceram noções básicas de como desenvolver aplicativos com a linguagem Java e elaboraram projetos de jogos digitais que abordaram, além da técnica de programação, a concepção de arte em cenários, personagens, técnicas de animação em Flash, edição de imagens e efeitos sonoros.

Dentre as disciplinas que compuseram a capacitação de 480h/a destacam-se: Introdução à Ciência da Computação; Lógica de Programação; Programação orientada para objetos com Java; Game Design; Concept Art para Jogos com Flash; Java FX para Jogos; Prática de Produção de Personagens e Cenários para Jogos Digitais; e Prática de Produção de Jogos em Java. Nos últimos quatro anos, o Primeiro Passo capacitou 28 mil jovens, por meio de convênio com 1.230 empresas.

 

Qualificação Cidadã

 

Coordenado pela STDS, o Primeiro Passo atua na preparação da classe juvenil, através de cursos profissionalizantes nas áreas de serviços, turismo e administração. O projeto objetiva a inclusão social e ampliação do acesso dos jovens ao emprego. Jovens da capital e do interior são qualificados em três linhas de ação: Bolsista, Aprendiz e Estagiário.

O Primeiro Passo é mais uma ação do Governo do Estado, que garante ao jovem, na faixa etária de 16 a 21 anos, a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho. “O projeto dá ao jovem a chance do primeiro emprego, de uma qualificação e da emancipação social e cidadã”, afirma o titular da STDS, Evandro Leitão.

 

Data: 14 de abril (quinta-feira)

Hora: 10 horas

Local: Auditório Beni Veras da FGF – Av. Porto Velho, 401, João XXIII