STDS capacita 800 técnicos dos CRAS de 184 municipios cearenses

20 de abril de 2011 - 19:12

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), em parceria com prefeituras municipais e com a Agência de Desenvolvimento Social – ADES, realiza, entre os dias 25 e 28 de Abril e nos dias 3 e 4 de Maio próximos, o III Encontro de Capacitação dos Centros Referência de Assistência Social – CRAS, para os 184 municípios cearenses, beneficiando 800 profissionais dos 348 CRAS do estado. A abertura do evento acontece no Hotel Marreiros, segunda-feira (25), e contará com a presença do Secretário Evandro Leitão.

A iniciativa é uma das ações do Plano de Acompanhamento e Monitoramento da Coordenadoria de Proteção Social Básica e Segurança Alimentar, visando ao fortalecimento da Política Nacional de Assistência Social. A capacitação vai possibilitar a ampliação das competências de cada técnico dos CRAS, melhorando o atendimento aos usuários através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo de crianças de 0 a 6 anos e suas famílias.

CRAS

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma unidade pública da política de assistência social, de base municipal, integrante do SUAS, localizado em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinado à prestação de serviços e programas socioassistenciais de proteção básica às famílias e indivíduos.

Algumas ações são desenvolvidas necessariamente nos CRAS, como o Programa de Atenção Integral as Famílias (PAIF). Outras atividades, mesmo ocorrendo na área de abrangência dos centros, são desenvolvidas fora do espaço físico da unidade, desde que a ele referenciadas. O CRAS também organiza a vigilância da exclusão social de sua área de abrangência, em conexão com outros territórios.

Público-alvo

Os CRAS atendem a população que se encontra em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação ou ausência de renda, acesso precário ou nulo aos serviços públicos, com vínculos familiares e comunitários fragilizados e vivenciam situações de discriminação etária, étnica, de gênero ou por deficiências, entre outros.

As unidades socioassistenciais possuem equipe de trabalhadores da política de assistência social responsáveis pela implementação do PAIF, de serviços e projetos de proteção básica e pela gestão articulada no território de abrangência, sempre sob orientação do gestor municipal.

Serviço

Data: segunda-feira, 25; Hora: 9 horas; Local: Hotel Marreiros – Av. Beira Mar, 2380

Contato: Valeska – 3101.4604 ou Sandra Luna – 3101.4610 / 9988.6257