STDS inaugura novos equipamentos sociais em mais três municípios do interior no valor de R$ 4,5 milhões

23 de julho de 2011 - 01:47

O Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Evandro Leitão, dá continuidade à série de inaugurações do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares II), iniciada em junho passado, e inaugura, a partir desta terça-feira, 26, mais 12 equipamentos sociais nos municípios de Ipueiras, Pereiro e Trairi. O investimento nas obras foi da ordem de R$ 4,5 milhões.

A primeira parada da caravana da STDS será em Ipueiras para a inauguração de quatro Ginásios Poliesportivos e um Cras. Na região, além da sede do município, serão beneficiados os distritos de Livramento, Nova Fátima e Engenheiro Tomé. Na quinta-feira, 28, os cidadãos de Pereiro receberão um Cras e um Pólo de Convivência Social. Já no dia 2 de agosto, serão inaugurados em Trairi, quatro Centros de Educação Infantil (CEIs) e um Ginásio Poliesportivo. Os distritos de Canaã, Flecheiras e Gualdrapas também serão beneficiados com os novos equipamentos.

Novos convênios

Em março passado, o titular da STDS, Evandro Leitão, assinou, junto ao Governador Cid Gomes, convênios com 20 novos municípios da terceira rodada do Proares II. Serão construídos, nos municípios contemplados em 2011, 55 equipamentos sociais que representam um investimento da ordem de R$ 28,3 milhões. Os municípios beneficiados são: Acaraú, Alto Santo, Apuiarés, Campos Sales, Capistrano, Caridade, Cariús, Coreaú, Iguatu, Jardim, Jijoca de Jericoacoara, Martinópole, Massapê, Mauriti, Monsenhor Tabosa, Palmácia, Pedra Branca, Pires Ferreira, Santana do Acaraú e Sobral.

Inaugurações

Em junho, cinco novos equipamentos sociais já foram entregues aos cidadãos dos municípios de Caririaçu, Saboeiro e Barroquinha, com investimento da ordem de R$ 1,7 milhão: um ginásio poliesportivo, dois Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e dois Pólos de Convivência Social. As unidades devem beneficiar diretamente 1.500 crianças e adolescentes e outras 1.000 famílias nos três municípios.

Proares II

O Proares II financia a construção de Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), de Educação Infantil (CEIs), de Esporte, Ginásios Poliesportivos, Pólos de Convivência e Bibliotecas. Além disso, disponibiliza às unidades de ação social já existentes, equipamentos e material permanente. O programa promove, ainda, a qualificação dos técnicos prestadores de serviços nas novas unidades. Para a escolha dos equipamentos sociais, a sociedade civil organizada, a comunidade local e representantes do poder público participam de oficina de Planejamento Participativo Municipal (PPM) e, conjuntamente, selecionam os equipamentos que serão destinados a cada município.

Os recursos do Proares II totalizam US$ 64,2 milhões, financiados pelo Governo do Estado, junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação do programa. Desse montante, US$ 45 milhões são oriundos do BID e outros US$ 19,2 milhões de contrapartidas Estadual e Municipal.

Serviço:

Ipueiras – 26 de julho (terça-feira)

Pereiro – 28 de julho (quinta-feira)

Trairi – 02 de agosto (terça-feira)

Assessoria de Comunicação Social e Marketing

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS