STDS e Consea promovem a IV Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional

23 de agosto de 2011 - 12:26

 

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Ceará (Consea) realizam, de 24 a 26 de agosto, a 4º Conferência Estadual da Segurança Alimentar e Nutricional (Cesan). Este ano, o tema central do encontro será “Alimentação Adequada e Saudável: Direito de Todos”. A abertura será às 19 horas de quarta-feira. Os trabalhos e debates começam na 5ª feira pela manhã, seguindo até as 14 horas e prosseguindo por toda a sexta-feira, dia 26.

 

 

Durante a 4º Cesan, serão abordados três eixos de discussão: avanços e perspectivas para a efetivação do direito à alimentação saudável em âmbito nacional e internacional; as recomendações do Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e a Política e o Plano Estadual de SAN. Será avaliado, ainda, o processo de implementação do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) nas três esferas do governo. (Veja programação abaixo)

 

 

Alimentação Inteligente

A alimentação inteligente – termo utilizado para designar produção de alto valor nutricional, produzida a baixo custo – tem sido foco de atividades institucionais da STDS, estimulando o aproveitamento integral dos alimentos com o objetivo de favorecer a melhoria da alimentação dos beneficiados por suas unidades.

 

“Ensinar a população brasileira a alimentar-se de forma nutritiva, barata e com proveito é estratégia para elevar a qualidade de vida, promovendo uma alimentação saudável e economicamente viável”, defende a gerente da Célula de Segurança Alimentar e Nutricional da STDS, Regina Praciano, lembrando dos riscos do uso inadequado e desperdício de recursos naturais, a começar pela alimentação.

 

 

Conferência Nacional

Entre os meses de abril e maio, ocorreu a fase preparatória da 4º Cesan nos municípios cearenses por meio de Conferências Municipais ou Reuniões Ampliadas, com discussões sobre a temática e eleição da delegação. Já no mês de junho, foram realizadas 13 Conferências Territoriais. Todo esse processo culminará com a realização da IV Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CNSAN), que será realizada em Salvador, de 7 a 10 de novembro próximos.

 

Programação

24 de agosto (quarta-feira)

14h – Credenciamento

16h – Painel Temático

18h – Jantar

19h – Abertura

20h Votação do Regimento

 

25 de agosto (quinta-feira)

8h30min Apresentação da Metodologia do Trabalho em grupo

Eixo I – Avanços, ameaças e perspectivas para a efetivação do direito humano à alimentação adequada e saudável e da soberania alimentar.

9h -Trabalho em Grupo do Eixo I (Atividades 1, 2 e 3 / Quadros 1, 2 e 3)

12h – Almoço

13h30min – Apresentação da Metodologia do Trabalho em grupo

Eixo II – Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

14h – Trabalho em Grupo do Eixo II (Atividade 1 / Quadro 4)

 

26 de agosto (sexta-feira)

8h30 -Apresentação da Metodologia do Trabalho em grupo

Eixo III -Sistema e Política Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional

9h -Trabalho em Grupo do Eixo III (Quadro 5)

10h30 -Plenária Final –Apresentação e Aprovação dos Trabalhos dos Grupos (Eixos 1,2 e 3), Carta Política e Moções.

12h – Almoço

13h – (continuação) Plenária Final –Apresentação e Aprovação dos Trabalhos dos Grupos (Eixos 1,2 e 3), Carta Política e Moções.

17h -Eleição de Delegados/as para a IV CNSAN

18h -Homologação de Delegados

18h30m –Encerramento

 

SERVIÇO

Data: 24 a 26 de agosto

Hora: dia 24, abertura às 19h; dia 25: de 8h30 às 14h ; dia 26: 8h30 às 18h

Local: Ponta Mar Hotel – Av. Beira Mar, 2.200, Meireles

 

 

 

Assessoria de Comunicação Social

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS

Jornalista Responsável: Carlos Eugênio Saraiva

Cel: 8878.8510

Fone: 3101.2089/2099

E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br

Twitter: www.twitter.com/stdsonline