STDS realiza manhã de integração para celebrar Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência

28 de setembro de 2011 - 20:07

 

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) realizou nesta quarta-feira, 28, uma manhã de integração com crianças e adolescentes dos ABCs, CIPs, Circos Escolas e Espaço Viva Gente. O evento, que este ano trouxe o tema Nem todos nascem iguais. Isso faz diferença para você?, celebrou o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, comemorado em todo o país no dia 21 de setembro.

 

 

Como parte da programação, o público participou de uma vivência orientada pelos técnicos da Célula de Diversidade e Acessibilidade da STDS: pessoas sem deficiência puderam experimentar um pouco da forma como as pessoas com deficiência interagem com a sociedade. Estavam disponíveis para os participantes, ainda, as cartilhas Interação na Vida da Pessoa com Deficiência e Tecendo experiências voltadas à Pessoa Idosa e com Deficiência nos Municípios Cearenses.

 

 

As Cartilhas

Elaborada pela STDS, a cartilha Interação na Vida da Pessoa com Deficiência reúne informações sobre as diversas tipologias de deficiência, suas definições e características, assim como orientações sobre as formas de tratamento, adequadas ou inadequadas. O manual traz também a legislação que regulamenta a garantia dos direitos das pessoas com deficiência e as ações do Governo do Estado voltadas para a assistência do segmento. Já o catálogo Tecendo experiências voltadas à Pessoa Idosa e com Deficiência nos Municípios Cearenses apresenta resultados das ações desenvolvidas com financiamento do Governo do Estado.

 

Trabalho acessível

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social apresenta resultados também na área de geração de trabalho e renda. Por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), colocou, só no período de 2007 a 2010, 7.056 pessoas com algum tipo de deficiência no mercado de trabalho.

 

 

 

Assessoria de Comunicação Social

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS

Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva

Cel: 8878.8510

Fone: 3101.2089 / 2099

E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br

Twitter: www.twitter.com/stdsonline