STDS realiza programação especial pelo Dia Nacional do Idoso

29 de setembro de 2011 - 19:47

Dados da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios (PNAD) de 2008 mostram que existem 914.514 idosos em todo o Ceará, o que representa 10,8% da população residente no Estado. Para comemorar o dia dessa importante parcela da sociedade, oficialmente celebrado em 1° de outubro, a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), em parceria com o Gabinete da Primeira Dama do Estado, realiza nesta sexta-feira, dia 30, o Dia Nacional do Idoso, a partir das 8h, na Praça Luíza Távora.

Participam da celebração, grupos de convivência de idosos de sete Centros Comunitários, Abrigo dos Idosos e Ciaprevi, ambas unidades coordenadas pela STDS. A sociedade civil organizada marca presença por meio do Clube da Melhor Idade e seus grupos de convivência.

Melhor Idade

A festa será realizada em dois ambientes da Praça Luíza Távora: Praça das Águas e Praça dos Ventos. A acolhida será feita pelos artistas do Circo Escola do Conjunto Palmeiras, pelo Grupo de Chorinho do Espaço Viva Gente e pelas Bandas de Música do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar do Ceará. Além disso, o público terá acesso a serviços de massoterapia, saúde (medição de pressão arterial, teste de diabetes) e salão de beleza (maquiagem).

Cidadania

Mais do que celebrar o Dia Nacional do Idoso, a programação tem como objetivo também alertar a população para os números da violência contra idosos. Para ajudar a combater esse preocupante problema, a STDS coordena o Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência à Pessoa Idosa (Ciaprevi).

Desde a criação do Centro, em junho de 2009, foram registradas até este ano 1.623 denúncias, das quais 1.036 foram acompanhadas e encerradas, permanecendo 587 em acompanhamento. O Ciaprevi atende casos de violência por meio de serviços jurídico, social, psicológico e terapêutico. Para denunciar, basta ligar 0800.275.5555.

A STDS executa, ainda, o Projeto Terceira Idade Cidadã. O objetivo é financiar ações municipais voltadas para o idoso, ampliando o leque de atividades ofertadas a este segmento populacional, especialmente as de caráter socioeducativo, informativo e de elevação da autoestima.

O Projeto fortalece os serviços de proteção social básica voltados para a pessoa idosa, entre eles os grupos de convivência mantidos pelas Prefeituras Municipais, garantindo, ainda, capacitação aos profissionais e conselheiros ligados aos Conselhos de Direitos do Idoso.

Data: 30 de setembro (sexta-feira)

Horário: a partir das 8 horas

Local: Praça Luíza Távora – Av. Santos Dumont com Rua Costa Barros