STDS apresenta balanço dos 10 anos do Cadastro Único – CadÚnico

29 de setembro de 2011 - 19:48

Primeiro Estado do Brasil a ter todos os municípios incluídos no Cadastro Único, o Ceará apresenta nesta sexta-feira, 30 de setembro, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), um balanço dos avanços, impactos e desafios dos 10 anos de implantação do CadÚnico – instrumento de cadastro de famílias carentes nos programas sociais desenvolvidos pela União e Estados brasileiros. A apresentação, que tem como tema “Intersetorialidade em Foco: 10 anos do CadÚnico”, transcorre a partir das 9 horas, na Fábrica de Negócios, do Hotel Praia Centro, em Fortaleza.

O evento contará com a presença do titular da STDS, Evandro Leitão e de representantes do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS)/Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc), Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Colegiado de Gestores Municipais da Assistência Social (Coegemas), Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O objetivo é fortalecer a Rede Intersetorial de Atores Sociais do Cadastro Único, que no Ceará conta com a participação de 372 multiplicadores e 1.874 entrevistadores.

CadÚnico

No Estado, estão cadastrados no CadÚnico, 1.618.769 famílias, das quais 1.031.199 são beneficiárias do Bolsa Família, e recebem auxílio mensal de R$ 32,00 a R$ 306,00, dependendo da composição familiar e da situação de pobreza em que se encontrem. Além do Bolsa Família, os inscritos no CadÚnico no Ceará podem ser contemplados em outros programas, como o Minha Casa Minha Vida, o Peti, ProJovem e gozar de novos benefícios, a exemplo de tarifas sociais, de isenção de taxas para concurso público e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) etc.

Nesses dez anos do CadÚnico, o Ceará já foi premiado duas vezes, uma em cada edição do programa, por desenvolver ações inovadoras de gestão e desempenho na qualificação e inserção de novos beneficiários. Durante a solenidade, serão homenageados as autoridades do Governo Federal, Estadual e Municipal que atuaram e/ou atuam na Gestão do Cadastro Único, no período de 2001 a 2011.

Data: 30 de setembro (sexta-feira)

Local: Hotel Praia Centro – Av. Monsenhor Tabosa, 740, Centro

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS