Cecal recebe visita da Cruz da Juventude e do Ícone de Nossa Senhora

2 de março de 2012 - 13:04

 

 

A peregrinação dos símbolos faz parte da preparação para a grande Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá no Brasil, pela primeira vez, em julho de 2013, no Rio de Janeiro

 

Data: 3 de março (sábado)

Horário: 7h às 8h30

Local: Cecal – Rua Ipaumirim, 830, Conjunto José Walter

 

Símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), a Cruz da Juventude ou Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora estarão na manhã deste sábado, 3, no Centro Educacional Cardeal Aloísio Lorscheider (Cecal), levando mensagem de vida e esperança aos 132 jovens internos, que cumprem medidas socioeducativas, na unidade. A visita é parte da peregrinarão dos símbolos católicos por várias paróquias do Ceará.

 

Coordenado pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), o Cecal é um dos locais por onde os símbolos passarão. A unidade foi a primeira na qual o projeto Um Novo Olhar foi implantado. O projeto envolve os jovens, durante os sete dias da semana, em oficinas de rap, discotecagem, aerografia, capoeira, música, atividades de qualificação profissional, esportivas e religiosas.

 

Também recebem a visita da cruz da juventude e do ícone de Nossa Senhora, os municípios de Quixadá e Aquiraz e o bairro Bom Jardim, no dia 1º; Caucaia, Canindé e a localidade de Pajuçara, no Maracanaú, no dia 2; e Paróquia Senhor do Bonfim, Santuário de Fátima e o Aterro da Praia de Iracema, onde haverá missa de encerramento do evento Bote Fé.

 

História da JMJ

Em 1984, foi celebrado na Praça São Pedro, no Vaticano, o Encontro Internacional da Juventude, com o Papa João Paulo II, por ocasião do Ano Santo da Redenção. Na ocasião, o Papa entregou aos jovens aquela que se tornaria um símbolo da JMJ: a Cruz da Jornada ou Cruz Peregrina. O ano de 1985 foi declarado Ano Internacional da Juventude pelas Nações Unidas. Em março daquele ano, houve outro encontro internacional de jovens no Vaticano e, ainda em 1985, o Papa anunciou a instituição da Jornada Mundial da Juventude.

 

Todos os anos, a JMJ acontece em âmbito diocesano, celebrada sempre nos domingos de Ramos. Os grandes encontros internacionais acontecem com intervalos que podem variar entre dois e três anos. Durante o papado de João Paulo II, sediaram a Jornada: Roma (1986 – Diocesana), Buenos Aires (Argentina – 1987), Santiago de Compostela (Espanha – 1989), Czestochowa (Polônia – 1991), Denver (Estados Unidos – 1993), Manila (Filipinas – 1995), Paris (França -1997), Roma (Itália – 2000), Toronto (Canadá – 2002). Com Bento XVI: Colônia (Alemanha – 2005), Sidney (Austrália – 2008) e Madri (Espanha – 2011).

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação Social

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS

Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva Nogueira

Cel: 9987.0400 / 8878.8510

Fone: 3101.2089 / 2099

E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br

Twitter: www.twitter.com/stdsonline