STDS forma mais 95 jovens em Aracati e São Gonçalo

8 de março de 2012 - 17:38

 

Data: 9 de Março (sexta-feira)

Horário: 15 horas

Local: Associação Beneficente do bairro Nossa Senhora de Lourdes Abengruta

 

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) entrega nesta sexta-feira, 75 jovens capacitados pelo projeto Primeiro Passo, na linha de ação jovem bolsista, no município de Aracati. Na ocasião, o Secretário Evandro Leitão fará a entrega de certificados nas áreas de concerto e manutenção de computadores e auxiliares administrativos, serão homenageadas as empresas e entidades parceiras do projeto no município.

 

 

Já no próximo dia 15, será a vez do município de São Gonçalo formar mais 20 jovens pelo projeto. Os formandos, foram inseridos na condição de aprendizes em diversas empresas situadas no Porto do Pecém. De 2007 a 2011 o Primeiro Passo já capacitou 38 mil jovens para o mercado de trabalho, e para 2012 a perspectiva é que esse número aumente em 10 mil jovens capacitados em todo Estado, nas três linhas de ações do projeto, bolsistas, estagiários e jovem aprendiz.

 

Qualificação Cidadã

 

Coordenado pela STDS, o Primeiro Passo atua na preparação da classe juvenil, através de cursos profissionalizantes nas áreas de serviços, turismo e administração. O projeto objetiva a inclusão social e ampliação do acesso dos jovens ao emprego. Jovens da capital e do interior são qualificados em três linhas de ação: Bolsista, Aprendiz e Estagiário.

 

 

O Primeiro Passo é mais uma ação do Governo do Estado, que garante ao jovem, na faixa etária de 16 a 21 anos, a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho. “O projeto dá ao jovem a chance do primeiro emprego, de uma qualificação e da emancipação social e cidadã”, afirma o titular da STDS, Evandro Leitão.

 

Projeto Primeiro Passo

Na linha Bolsista, o jovem recebe bolsa-capacitação garantida pelo Governo do Estado e é treinado durante seis meses nas unidades do Programa. Na segunda linha de atuação, Aprendiz, o estudante é ocupado durante os três turnos, tendo aulas regulares, cursos profissionalizantes e um período de estágio durante um ano. Já na linha Estagiário, os adolescentes participam de estágio durante o período de um ano em empresas públicas e privadas conveniadas com a STDS.

 

 

Depois dos períodos de capacitação, os jovens são encaminhados para empresas públicas ou privadas, para estágios remunerados com duração de um ano, podendo, a partir daí, ter seu ingresso garantido no mercado de trabalho formal.

 

 

Os jovens interessados precisam estar inseridos na escola pública, ter renda familiar de até ¼ do salário mínimo, per capita, apresentar documentação devida (RG, CPF, Carteira Profissional, comprovante de endereço e residência). O jovem é selecionado por equipe de pedagogos e psicólogos, que analisam o perfil do adolescente, encaminhando-o devidamente a uma das empresas parceiras.

 

 

Assessoria de Comunicação Social e Marketing

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS

Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva

Cel: 9987.0400 / 8878.8510

Fone: 3101.2089 / 2099

E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br“>imprensa@stds.ce.gov.br

Twitter: www.twitter.com/stdsonline