STDS e CEDCA realizam a IX Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente

8 de maio de 2012 - 18:35

O encontro irá reunir representantes de 170 municípios cearenses, que irão interagir diretamente com o público infanto juvenil

 

 

Data: 9, 10 e 11 de Maio

Horário: Dia 9 – abertura, às 18 horas / Dias 10 e 11, das 8 às 17 horas

Local: Ponta Mar Hotel – Av Beira Mar, 2200

 

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, por meio do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente(CEDCA), promove a partir desta quarta-feira, 9, até a próxima sexta-feira, 11, a IX Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, que reunirá representantes de 170 municípios cearenses. O encontro será aberto pelo secretário Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social, Evandro Leitão, representando o governador Cid Gomes.

 

Com o tema Mobilizando, Implementando e Monitorando a Politica e o Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes nos Estados, no Distrito Federal e nos Municípios”, a conferência irá reunir 650 participantes para discutir e consolidar as propostas, que serão levadas à Conferência Nacional, que acontece de 11 a 14 de Julho, em Brasília.

 

Entre as propostas estão, o pleno acesso aos serviços de assistência social e ao registro civil de nascimento, a expansão da educação integral e a consolidação de ensinos profissionalizantes de qualidade. E ainda, a ampliação de políticas e programas referentes ao trabalho infantil, ao enfrentamento da violência sexual e ao atendimento sócio educativo, o aprimoramento dos mecanismos de denúncia e o fortalecimento dos órgãos de responsabilização.

 

Olhar adolescente

 

Nesse sentido, o evento busca mobilizar a sociedade para refletir sobre a infância e a adolescência, visando dinamizar a aplicação das políticas preconizadas no Estatuto da Criança e do Adolescente(ECA) e contribuir para apontar caminhos e definir ações, que viabilizem a melhoria da qualidade de vida do segmento infanto-juvenil no Ceará.

 

O destaque desta edição é a participação de crianças e adolescentes em todas as etapas da Conferência, incluindo a cobertura de mídia. A proposta de incluir o olhar adolescente na produção da informação está relacionada a uma reflexão socioeducativa, com proposta Educomunicação.

 

Os adolescentes vão utilizar os meios de comunicação, como rádio, web, vídeo e jornal mural, para expor ideias e debater as questões da democracia, direitos sociais, educação e paz entre os povos. As produções elaboradas pelos jovens serão divulgadas nos meios de comunicação ligados ao evento e à Rede ANDI, como, por exemplo, rádios, portais e blogs.

 

Serviços

 

Acompanhe a cobertura da 9ª Conferência Estadual dos Direitos de Crianças e Adolescentes no Blog Juventude Conectada (www.juventudeconectadaaosdireitos.blogspot.com) e no Portal dos Direitos de Crianças e Adolescentes (www.direitosdacrianca.org.br).

Contatos para Entrevista:

Conceição Nunes -(secretária Executiva do CEDCA ) – 3101.1564/ 9934.3429

Armando Bandeira (conselheiro do CEDCA) – 9989-5909

 

 

 

Assessoria de Comunicação Social

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS

Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva

Cel: 9987.0400 / 8878.8510

Fone: 3101.2089 / 2099

E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br“>imprensa@stds.ce.gov.br

Twitter: www.twitter.com/stdsonline