Secretário Evandro Leitão dá início às obras de construção do Centro de Rendeiras do Iguape

22 de maio de 2012 - 14:34

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), por meio da Central de Artesanato (Ceart), vem mantendo o compromisso de preservar e expandir a cultura cearense. Nesse sentido, o Secretário Evandro Leitão iniciou nesta quarta-feira, 23, as obras de construção do Centro de Rendeiras Miriam Porto Mota, no município do Iguape.

 

A obra, com data de entrega prevista para dezembro deste ano, faz parte do Programa de Desenvolvimento do Artesanato, e está orçada em R$ 700 mil. Com a construção do centro, 55 rendeiras irão ser beneficiadas com a comercialização direta do produto, aumentado assim a geração de emprego e renda.

 

PROGRAMA ESTRATÉGICO

 

A STDS/CEART também tem investido na capacitação dos artesãos, tanto nos municípios com vocação artesanal, como na capital, através do Núcleo de Capacitação Permanente do Artesão, localizado na Praça Luiza Távora, em Fortaleza. Em parceria com os cursos de Design, Moda e Arquitetura das universidades, o núcleo desenvolve programa de treinamento em novas tipologias,design, acabamento, comercialização e outros temas que contribuem para o aperfeiçoamento e qualificação profissional.

 

Com cerca de 100 mil artesãos em todo Estado, a Ceart oferece cursos de capacitação nas seguintes tipologias: fibras vegetais, palha de milho, palha de carnaúba, sisal, taboa, cipó, areia colorida, couro, argila, fio e tecido, papel e metal e alimentos e bebidas.

 

 

Assessoria de Comunicação Social

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS

Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva

Cel: 9987.0400 / 8878.8510

Fone: 3101.2089 / 2099

E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br

twitter: www.twitter.com/stdsonline