STDS forma mais 175 jovens pelo Projeto Primeiro Passo

22 de maio de 2012 - 17:47

Criado em 2007, o projeto chegará ao final deste ano, aos 48 mil jovens capacitados para o mercado de trabalho

 

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) entregou ao mercado de trabalho nestas terça e quarta-feiras, 22 e 23 de maio, mais 175 novos profissionais capacitados pelo projeto Primeiro Passo, na linha de ação Jovem Bolsista, nos municípios de Itaitinga e Cascavel.

 

Na ocasião foram entregues aos formandos certificados de conclusão dos cursos de Auxiliar Administrativo, Informática Avançada e Manutenção de Computadores aos 125 concludentes de Itaitinga. Já em Cascavel, foram realizadas capacitações nas áreas de Auxiliar de Cozinha e Recepcionista de Hotel, das quais participaram 50 jovens do município.

 

De 2007 a 2011, o Primeiro Passo já capacitou 38 mil jovens para o mercado de trabalho. Até o final de 2012, a perspectiva é que esse número aumente em 10 mil jovens capacitados em todo Estado, nas três linhas de ação do Projeto: Bolsista, Estagiário e Aprendiz. “O projeto dá ao jovem a chance do primeiro emprego, de uma qualificação e da emancipação social e cidadã”, afirma o titular da STDS, Evandro Leitão.

 

Qualificação Cidadã

 

Na linha Bolsista, o jovem recebe bolsa-capacitação garantida pelo Governo do Estado e é treinado durante quatro meses nas unidades do Programa. Na segunda linha de atuação, Aprendiz, o estudante é ocupado durante os três turnos, tendo aulas regulares, cursos profissionalizantes e um período de estágio durante um ano. Já na linha Estagiário, os adolescentes participam de estágio durante o período de um ano em empresas públicas e privadas conveniadas com a STDS.

 

Depois dos períodos de capacitação, os jovens são encaminhados para empresas públicas ou privadas, para estágios remunerados com duração de um ano, podendo, a partir daí, ter seu ingresso garantido no mercado de trabalho formal.

 

 

Os jovens interessados em participar do Projeto precisam estar inseridos na escola pública, ter renda familiar per capita de até ¼ do salário mínimo, apresentar documentação devida (RG, CPF, Carteira Profissional, comprovante de endereço e de residência). O jovem é selecionado por equipe de pedagogos e psicólogos, que analisam o perfil do adolescente, encaminhando-o devidamente a uma das empresas parceiras.

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação Social

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS

Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva

Cel: 9987.0400 / 8878.8510

Fone: 3101.2089 / 2099

E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br

Twitter: www.twitter.com/stdsonline