STDS realiza caminhada na Beira Mar pelo Dia Mundial de Conscientização da Violência à Pessoa Idosa

14 de junho de 2012 - 14:38

 

A concentração será em frente à Praça dos Estressados e marca o encerramento de uma semana de atividades educativas e culturais nas unidades coordenadas pela pasta. Cerca de 450 idosos participarão do evento.

 

Data: 15 de junho (sexta-feira)

Horário: a partir das 8 horas

Local: Av. Beira Mar (concentração em frente à Praça dos Estressados)

 

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), em parceria com a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa e a Pessoa com Deficiência, realiza nesta sexta-feira, 15, caminhada na Av. Beira Mar em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência à Pessoa Idosa. Devem participar do ato cerca de 450 idosos de sete Centros Comunitários coordenados pela STDS, além do Abrigo dos Idosos e do Ciaprevi. A atividade terá início às 8h, na Av. Beira Mar, em frente à Praça dos Estressados.

 

Ainda no dia 15, a partir das 14h acontecerá o Dia do Amigo do Idoso, no Abrigo dos Idosos. A unidade, que acolhe hoje 125 homens e mulheres, ficará aberta à visitação. Coordenado pela STDS, o Abrigo oferece uma série de atividades aos idosos: oficinas de crochê, cestaria, fuxico e tapetes; oficina de memória (reminiscências); atividades musicais, religiosas; e aulas de educação física com instrutores do Corpo de Bombeiros.

 

CIAPREVI

A violência contra a pessoa idosa é um fenômeno universal e representa preocupante problema de saúde pública, fato que se tornou evidente apenas nas últimas décadas. A maioria dos casos ocorre principalmente no contexto familiar, sendo as principais vítimas mulheres com mais de 75 anos.

 

Inaugurado em 2009 com o objetivo de auxiliar idosos vítimas dessa dura realidade, o Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (Ciaprevi), unidade da STDS, já registrou 2.360 denúncias até maio último. A média mensal de atendimentos fica em torno de 500 casos.

 

O Ciaprevi atende casos de violência psicológica, financeira, física e sexual, além de casos de negligência, abandono e auto-negligência por meio dos serviços jurídico, social, psicológico e terapêutico. A unidade recebe denúncias por meio do 0800.275.5555; da Ouvidoria do Estado, no número 155; e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR).

 

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação Social

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS

Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva Nogueira

Fone: 3101.2099 / 2089

Cel: 8878.8510 / 9987.0400

E-mails: imprensa@stds.ce.gov.br

             ascomstds@yahoo.com.br

Twitter: www.twitter.com/stdsonline