STDS realiza Seminário para Capacitação do Empreendedor Individual em Sobral

12 de julho de 2012 - 13:46

Desde o início deste mês já foram capacitadas 869 pessoas nos municípios de Quixeramobim, Itapipoca, Baturité e Fortaleza. Ainda receberão os Seminários Regionais os municípios de Tauá e Juazeiro do Norte

Data: 13 de julho (sexta-feira)

Local: Centro de Convenções de Sobral – Rua Visconde de Saboya, 300

Em meio à implantação de novos empreendimentos industriais e turísticos no Estado, o que vem gerando novas perspectivas de trabalho e oportunidades de negócios, a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) realiza nesta sexta-feira, 13, no Centro de Convenções de Sobral, o Seminário Regional: Construindo o Plano Integrado de Empreendedorismo. O objetivo do encontro é ampliar as ações voltadas aos empreendedores individuais em todo o estado.

“A partir dos cursos de capacitação que realizamos, percebemos em muitos jovens e adultos, vocações para o empreendedorismo. Muitos querem abrir o próprio negócio, mas não sabem como. Portanto, criamos o Plano Integrado de Empreendedorismo, que irá dar orientação e suporte para que se tornem novos micro e pequenos empreendedores”, explica o titular da STDS, o economista, Evandro Leitão.

Economia criativa

Outros quatro municípios tiveram seus empreendedores capacitados: Quixeramobim, Itapipoca, Baturité e Fortaleza. Já participaram dos Seminários Regionais, 869 pessoas; Muitos foram formalizados como empreendedores individuais. Os municípios de Tauá e Juazeiro do Norte serão os próximos a participar do Seminário Regional, que acontecerá sempre às sextas-feiras do mês de julho.

As capacitações tem como público-alvo trabalhadores autônomos informais, empreendedores formalizados, técnicos do poder público, entidades, associações e demais interessados na temática do empreendedorismo. Entre os temas que são discutidos, estão: economia criativa, acesso ao microcrédito orientado e compras governamentais. São ofertadas também oficinas sobre Aprender a Empreender, Excelência no Atendimento, Como atrair Clientes, Gastronomia e Turismo.

Para o economista Evandro Leitão, as ações de apoio ao empreendedor individual são importantes pois possibilitam a geração de novos empregos e a ampliação da renda. “Com o aumento no número de formalizações do trabalhador individual e de micro e pequenas empresas, o acompanhamento do empreendedor se torna cada vez mais necessário e oportuno. Esse é o nosso objetivo: assessorar as pessoas para que abram o seu próprio negócio, gerem empregos e ampliem a renda”, acrescenta o secretário.

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS

Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva