STDS e FGF lançam turma para capacitar 220 jovens

27 de julho de 2012 - 19:14

 

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), em parceria com a Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (FGF) e com a Associação de Estudos e Pesquisa Técnico-Científica (Apec), lançou nesta terça-feira, 31, mais uma turma do Projeto Primeiro Passo. Participarão do curso de Agente Administrativo 220 jovens. As aulas terão início já nesta quarta-feira, 1º de agosto, e seguem até 27 de dezembro, totalizando 200h/a. Parceiras desde 2009, STDS e FGF já capacitaram, por meio do Primeiro Passo, 700 pessoas.


Com 10 mil jovens capacitados em 2011 e 38 mil pessoas nos últimos cinco anos, só por meio do Projeto, a STDS reforça e mantém, a cada dia, o compromisso com a qualificação do trabalhador cearense. Até o final de 2012, a perspectiva é que o Primeiro Passo, que já conta com 1.230 empresas parceiras, capacite mais 10 mil jovens em todo o Estado, nas três linhas de ação do Projeto.

 

Qualificação cidadã

Na linha de ação Aprendiz, o estudante é ocupado durante os três turnos, tendo aulas regulares, cursos profissionalizantes e um período de estágio durante um ano. Na segunda linha de atuação, a Bolsista, o jovem recebe bolsa-capacitação garantida pelo Governo do Estado e é treinado durante quatro meses nas unidades do Programa. Já na linha Estagiário, os adolescentes participam de estágio durante o período de um ano em empresas públicas e privadas conveniadas com a STDS.


Os jovens interessados em participar do Projeto precisam estar inseridos na escola pública, ter renda familiar per capita de até ¼ do salário mínimo, apresentar documentação devida (RG, CPF, Carteira Profissional, comprovante de endereço e de residência). O jovem é selecionado por equipe de pedagogos e psicólogos, que analisam o perfil do adolescente, encaminhando-o devidamente a uma das empresas parceiras.

 

 

 

Assessoria de Comunicação Social

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS

Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva

Cel: 9987.0400 / 8878.8510

Fone: 3101.2089 / 2099

E-mail: www.twitter.com/stdsonline