STDS realiza 44°Feirart em Fortaleza

13 de setembro de 2012 - 17:19

 

300 artesãos da capital e interior cearenses estarão expondo novas tendências em design e acabamento para o artesanato

 

 

Data: 14 de Setembro (sexta-feira) – 18:30 – Abertura / 15 e 16 de Setembro (sábado e domingo), a partir das 17 horas

Local: Praça Luiza Távora (Praça da Ceart)

 

Artesãos representantes de todo o Estado estarão reunidos a partir desta sexta-feira, 14, até domingo, 16, na Praça Luiza Távora, na 44ª edição da Feirart. Nos três dias de evento, uma média de 300 artesãos de Fortaleza e do interior cearense estarão expondo trabalhos nas mais variadas tipologias (fibras vegetais, palha de milho, palha de carnaúba, sisal, taboa, cipó, areia colorida, couro, argila, fio e tecido, papel e metal e alimentos e bebidas).

 

Os artesãos apresentarão ao público as novas tendências em design e acabamento para o artesanato, na produção confeccionada a partir das técnicas aprendidas nos cursos desenvolvidos pelo Núcleo de Capacitação Permanente do Artesão, da CEART – Central de Artesanato do Ceará, unidade coordenada pela STDS. “O objetivo da Feirart é fortalecer o setor, a partir da promoção e ampliação das oportunidades de comercialização, e da capacitação dos artesãos pertencentes a grupos produtivos e entidades artesanais do Estado”, destaca o titular da STDS, Evandro Leitão.

 

Oficinas interativas

O público também terá a oportunidade de conhecer e experimentar, gratuitamente, a arte de fazer o artesanato, nas diversas oficinas ministradas pelos Mestres artesãos, durante os três dias da feira. “Com as oficinas nós reforçamos uma das principais metas do Programa Estadual de Desenvolvimento de Artesanato, que é estimular, preservar e dar continuidade à tradição, fortalecendo o setor”, diz Amanaci Diógenes, coordenadora da CEART e do Programa Estadual de Desenvolvimento do Artesanato e Economia Solidária, conduzido pela STDS e priorizado pela Primeira Dama do Estado, Maria Célia Habib Ferreira Gomes.

 

A STDS/CEART também tem investido na capacitação dos artesãos, tanto nos municípios com a vocação artesanal, como na capital, através do Núcleo de Capacitação Permanente do Artesão, localizado na Praça Luiza Távora. Em parceria com os cursos de Design, Moda e Arquitetura das universidades, o núcleo desenvolve programa de treinamento em novas tipologias,design, acabamento, comercialização e outros temas que contribuem para o aperfeiçoamento e qualificação profissional.

 


INFORMAÇÕES:

Fátima Regina – 3101 1131

Lucia Sá – 3101 1651

 

 

Assessoria de Comunicação Social e Marketing

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS

Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva

Cel: 9987.0400 / 8878.8510

Fone: 3101.2089 / 2099

E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br

twitter: www.twitter.com/stdsonline